GAY BLOG BR by SCRUFF

Este artigo também está disponível em: Español

Depois de dois anos sem o evento devido à pandemia, a “Pride in London” foi anunciada para comemorar os 50 anos da primeira Parada do Orgulho LGBTQIA+ do Reino Unido, realizada em março de 1972. A manifestação ocorrerá no dia 2 de julho e a expectativa é que mais de 1,5 milhão de pessoas passem por Londres.

As primeiras marchas no Reino Unido ocorreram em novembro de 1970, com cerca de 150 pessoas caminhando por Highbury Fields, no norte de Londres. O “Pride in London” teve sua primeira edição em 1 de julho de 1972, data escolhida por ser o sábado mais próximo do aniversário do Levante de Stonewall, de 1969. A edição de 72 contou com aproximadamente 2.000 participantes.

Segundo o site oficial “Pride in London“, a parada vai percorrer o mesmo trajeto da primeira, passando por locais importantes do movimento LGBT do Reino Unido, se iniciando no Hyde Park, depois passará pelo Piccadilly, Trafalgar Square e finalizará na Whitehall Palace. Uma série de outros eventos paralelos também estão programados e podem ser conferidos neste link.

Parada LGBT+ de Londres comemora 50 anos percorrendo o trajeto realizado em 1972
Foto da Parada LGBT+ de Londres em 1972 (Reprodução)

“Por cinquenta anos, a Parada foi um protesto cultural visível que traz a comunidade LGBT+ e seus aliados juntos em solidariedade”, disse o diretor-executivo da Pride in London, Christopher Joell-Deshields. “É importante reconhecer os ativistas que foram corajosos o suficiente para saírem no ano de 1972 para marcharem por nossa liberdade e pavimentar o caminho pelos direitos que nós temos hoje. As primeiras organizações pegaram inspirações no grupo de direitos civis dos Estados Unidos chamado Black Panthers, que independente das diferenças, estavam juntos para lutar pelos oprimidos”.

“Estamos preparados para uma das maiores paradas LGBT+ da história do Reino Unido, e estamos comprometidos em entregar o orgulho que representa toda nossa comunidade, incluindo aqueles que são sub-representados”, disse Joell-Deshields.

A Parada deste ano vai abordar diversos assuntos que permeiam a pauta LGBT+, como direitos humanos, pessoas trans, não binários, HIV, juventude e esportes. Além disso, há também várias reivindicações de direitos para o governo do Reino Unido, como:

  • Banir a terapia de conversão para LGBT+;
  • Reformar o ato de reconhecimento de gênero;
  • Prover proteção igualitária para a comunidade LGBT+ contra crimes de ódio;
  • Acabar com o ambiente hostil para os migrantes;
  • Estabelecer um memorial nacional de AIDS que honra e lembra as vidas perdidas com o impacto do HIV e AIDS;
  • Assumir um papel de liderança no combate à violência e à discriminação contra pessoas LGBT+ em todo o mundo.

VisitBritain lança guia para inspirar viagens LGBTQIA+ 

Agência oficial do governo do Reino Unido encarregada da promoção da imagem de destinos da Grã-Bretanha e da indústria do turismo, VisitBritain lançou um guia de viagens para a comunidade LGBTQIA+ do Brasil para inspirar futuras viagens à Inglaterra, Escócia e País de Gales. O documento poder ser baixado na íntegra e gratuitamente através deste link.

O guia de 50 páginas fornece dicas para a comunidade LGBTQIA+ ao viajar pela Grã-Bretanha e recomenda atrações e bairros a serem visitados nas grandes cidades – como o SoHo e Shoreditch em Londres, Canal Street em Manchester, Pink Triangle em Edimburgo e o centro de Cardiff. Também traz rotas para passear de carro, como a North Coast 500 da Escócia e a Great West Way da Inglaterra, além de sugerir destinos para casamentos na Grã-Bretanha e apresentar o calendário anual de eventos LGBTQIA+ do país.

VisitBritain lança guia para inspirar viagens LGBTQIA+ à Grã-Bretanha
VisitBritain lança guia para inspirar viagens LGBTQIA+ à Grã-Bretanha – Reprodução

“Sabemos que há uma demanda reprimida por viagens. Mais de 80% dos brasileiros consultados pelo VisitBritain no início do ano disseram que definitivamente ou provavelmente farão uma viagem internacional de lazer nos próximos 12 meses. Enquanto a maioria dos brasileiros deseja viajar para férias, 39% querem viajar para visitar amigos e familiares, sugerindo a necessidade de se reconectar. Já 43% dos que desejavam viajar ainda não tinham feito a reserva ou decidido para onde ir, o que nos dá a oportunidade de influenciar na tomada de decisões, na escolha do destino e nas reservas”, diz diretor do VisitBritain Brasil, Malcolm Griffiths.

Malcolm Griffiths também aponta que no site www.visitbritain.com/loveisgreat é possível acessar vídeos produzidos em parceria com o brasileiro sediado em Londres, Elio Around the World, criador de conteúdo LGBTQIA+ que explora a história da comunidade nos bairros do West End e SoHo em Londres.

As últimas estatísticas oficiais mostram que os 291 mil brasileiros que visitaram o Reino Unido em 2019 gastaram R$ 250 milhões. Em relação ao ano anterior, houve um aumento de 16% no número de turistas brasileiros em 2019 e de 34% no total desembolsado por eles. Nos primeiros três meses de 2020, o número de brasileiros em férias no Reino Unido atingiu o recorde de 76 mil visitantes, um crescimento de 3% em comparação com o mesmo período de 2019. Os gastos aumentaram 8% e um novo recorde de visitas em feriados também foi estabelecido.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"