GAY BLOG BR by SCRUFF

De acordo com um levantamento realizado pelo #VoteLGBT, candidaturas LGBTQIA+ são as que menos recebem investimentos dos partidos políticos. Dados coletados pela organização revelam que essas candidaturas receberam, em média, menos de 6% do teto de investimento nas campanhas – nas grandes cidades, esse número caiu para 2% nas eleições de 2020. As informações são da coluna de Bela Megale do site O Globo.

(Foto: Reprodução)

O estudo feito pela organização #VoteLGBT mostra ainda que apenas 29% das candidaturas LGBTQIA+ conseguiram alcançar as condições necessárias para serem eleitas, como o critério da porcentagem mínima de votos em relação ao quociente eleitoral. 

A participação política de LGBT+ sempre foi um desafio. São as lideranças partidárias que decidem quem são as candidaturas que ocuparão as vagas nas urnas e quanto de financiamento receberão, mas as LGBT+ não estão nos cargos de poder dos partidos”, disse Évora Cardoso, pesquisadora do projeto, em entrevista à coluna.

(Foto: Reprodução)

A fim de mudar esse cenário agravado pela reforma eleitoral, que diminuiu o número de candidaturas por partido, o #VoteLGBT elaborou uma série de iniciativas. Entre as atividades propostas pela organização, está o “2ª Webinário +LGBT ocupando a política”, que será realizado em abril e  trará informações sobre como arrecadar recursos, além de propor formas de fazer a própria campanha nas redes sociais

O contexto das eleições de 2022 só tende a excluir ainda mais essas candidaturas. Será difícil repetir o sucesso eleitoral que elas experimentaram nas últimas eleições, porque correram por fora, ganharam a despeito dos partidos e não por conta deles. Nossos votos foram bem-vindos, mas nossa presença, não”, finalizou Évora.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)