A plataforma virtual de exposição audiovisual “TransAções: Mapeamento de artistas trans no Brasil” se trata de um projeto desenvolvido pela curadora e crítica de arte Renata Martins no marco do programa de residência artística “Vila Sul” do Goethe-Institut Salvador em parceria com a Casa Aurora (Centro Cultural e de Acolhimento LGBTQI+) e ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais.

View this post on Instagram

Artistas trans!!! . . *TransAções – Mapeamento de artistas trans no Brasil* Mapeamento inédito em plataforma virtual de exposição audiovisual “TransAções: Mapeamento de artistas trans no Brasil” se trata de um projeto desenvolvido pela curadora e crítica de arte Renata Martins no marco do programa de residência artística “Vila Sul” do Goethe-Institut Salvador em parceria com a Casa Aurora (Centro Cultural e de Acolhimento LGBTQI+), ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais e Movimento Nacional de Artistas Trans (MONART). O objetivo do projeto é de promover um espaço virtual inédito no Brasil para a divulgação do trabalho de artistas trans em suas mais variadas linguagens artísticas (pintura, colagem, desenho, fotografia, vídeo e performance. Maiores informações: antrabrasil.org

A post shared by ANTRA (@antra.oficial) on

O objetivo desse projeto é de promover um espaço virtual inédito no Brasil para a divulgação do trabalho de artistas trans em suas mais variadas linguagens artísticas (pintura, colagem, desenho, fotografia, vídeo e performance. Com isso, xs artistas participantes terão não somente um espaço de exposição de seus trabalhos, fator que aproximará o público visitante a elxs, mas também servirá como um lugar de encontro e contato com demais colegas de todo o território brasileiro.

Assim, “TransAções: Mapeamento de artistas trans no Brasil” se tornará o primeiro arquivo aberto de artistas trans em território nacional – uma espécie de registro vivo de suas expressões artísticas que vai se reinventando e reatualizando com a incorporação de novxs artistas. Para que a organicidade desse trabalho seja garantida, está previsto que as instituições parceiras, sob a curadoria do Goethe-Institut Salvador, se encarregue de nutrir a plataforma com artistas e coletivos que vierem a se apresentar em convocatórias abertas futuras.

artistas trans
Anastácia, Isabella e Maia usam a arte como forma de resistência (Cláudio Pinheiro)

Sobre a inscrição e outras considerações

Para captar tanto artistas como coletivos de artistas trans do Brasil, o Goethe-Institut Salvador organizará uma convocatória aberta para todo o território nacional no dia 17 de maio – Dia Internacional de combate à LGBTQI+fobia. A convocatória estará aceitando materiais até 17 de junho de 2020. Contudo, para a seleção de 10 trabalhões que comporão a exposição virtual TransAção, que integrará o Festival Internacional Latitudes, serão considerados apenas trabalhos inscritos até o dia 29 de Maio.

As/os interessadas/os devem enviar através deste formulário, em um arquivo pdf único, que não deve ultrapassar o limite de 10 MB contendo as seguintes informações:

– Envio de fotos de 3 (mínimo) a 10 (máximo) trabalhos realizados até hoje e sem limite de data de sua produção. No caso de vídeos performance, enviar um arquivo com os links das gravações;
– Currículo com até duas laudas e indicando, caso existentes, trabalhos já exibidos;
– Um texto de análise de seu fazer artístico contento até 1000 caracteres com espaço.

Artistas trans estrangeiros podem igualmente participar da convocatória uma vez que comprovem residência no país.

O material recebido será analisado e selecionado por uma comissão composta pelo Goethe-Institut Salvador, representantes da Casa Aurora e da ANTRA. Uma vez que artistas, coletivos e materiais fotográficos estejam selecionadas/os, Renata Martins se encarregará da formatação tanto dos cv quanto dos textos recebidos.

Importante: 10 trabalhos inscritos até o dia 29 de Maio serão selecionados pela mesma comissão acima citada para integrarem exposição virtual coletiva que integrará a programação do Festival Latitudes que acontece de 04 a 06 de junho de 2020. Os demais trabalhos e aqueles inscritos após o dia 29 de Maio serão considerados apenas para o catálogo virtual.

Link para inscrição: https://bit.ly/artistastransacoes

Google Notícias