GAY BLOG BR by SCRUFF

Algumas empresas já estão conscientes da necessidade de promover um ambiente de trabalho acolhedor para funcionários LGBTQIA+, mas nem sempre isso é fácil.

Formado em engenharia química, Bruno Leite, 29 anos, se encontrou em um dilema quando precisou definir a sua saída do armário no ambiente profissional. “Há alguns anos não era comum ouvir falar sobre esse assunto e quando fui procurar emprego não sabia se deveria expor minha sexualidade, se isso poderia ser um empecilho. Realmente tinha receio do que poderia enfrentar”, conta Bruno.

“Em uma das minhas primeiras experiências profissionais era tudo velado e me omiti em inúmeras situações, enfrentando preconceitos, piadinhas e comentários homofóbicos. Cheguei a ouvir pelo corredor a conversa de um líder que contava não ter contratado um candidato, porque era gay. Foi quando percebi que não queria trabalhar em um local que não tivesse a promoção de Diversidade e Inclusão, pois essa era uma barreira para o meu progresso e para alcançar o meu máximo potencial. Eu queria ser eu mesmo”, completa.

Reprodução

Há dois anos Bruno ingressou na Roche Farma Brasil, com foco no desenvolvimento e gerenciamento de projetos na área de Inovação, e lá conheceu o OPEN (Out Proud and Equal Network), frente de diversidade LGBTQIA+ que existe globalmente com a participação de colaboradores das afiliadas pelo mundo. A iniciativa foi criada para promover um ambiente de trabalho inclusivo para toda a comunidade LGBTQIA+, incentivando todos os colaboradores na promoção dos direitos e combate contra toda forma de preconceito e discriminação.

“Me senti realizado em celebrar meu orgulho em um ambiente empresarial, me conectando com líderes, gestores e colegas que já faziam parte dessa rede e me incentivavam a ser eu mesmo. Pela primeira vez, essas minhas individualidades estavam me levando para novos caminhos”, avalia Bruno, que hoje atua como analista sênior de Inovação na Roche Farma Brasil e é líder da frente de Diversidade & Inclusão LGBTQIA+ na companhia, profissional em ascensão e abertamente gay com muito orgulho.

Esse ano, a companhia acaba de se associar e assinar os compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, movimento empresarial de várias companhias signatárias que se comprometem a promover a diversidade e inclusão dentro do ambiente corporativo e em tornar verdade a máxima da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Além disso, a farmacêutica desenvolveu posts para suas redes sociais e divulgarão um vídeo especialmente para a data.

“A Roche atua na sensibilização e comunicação para os colaboradores, para conseguir empreender uma mudança cultural e de comportamento. A companhia entende que para existir uma sociedade mais justa, é preciso ter coragem para se posicionar, encontrar-se disponível a novos aprendizados e mudanças de concepção”, destaca Cyntia Silva, D&I Expert Américas da Roche Farma Brasil.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.