GAY BLOG BR by SCRUFF

Em apoio ao movimento e à conscientização sobre a necessidade do respeito à diversidade, o SP Market, shopping da Zona Sul de São Paulo, iluminou toda a fachada do empreendimento com as cores da bandeira LGBT. A ação tem objetivo de chamar a atenção do público e reforçar a importância do diálogo e do respeito.

As luzes serão acessas, diariamente, durante todo o mês de junho, a partir das 18h.

Shopping SP Market ilumina fachada em homenagem à causa LGBT
Shopping SP Market ilumina fachada em homenagem à causa LGBT – Divulgação

STONEWALL

Em 28 de junho de 1969, por volta de 1h20 da manhã, um oficial da Divisão de Moral Pública, junto de outros guardas disfarçados, invadiu o bar gay Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich, Nova York. Prendeu diversos clientes, alegando “conduta imoral”, mas o objetivo real era coagir a comunidade LGBT. Batidas policiais em ambientes da comunidade eram frequentes, muitas vezes com demonstração de brutalidade e abuso de autoridade. Desta vez, porém, as coisas não seguiram o roteiro habitual. Como o transporte dos presos demorou muito para ser efetuado, uma multidão de simpatizantes começou a se manifestar contra a batida no local. Esse número só aumentou com o passar das horas, isolando a força policial dentro do bar. Uma mulher algemada foi escoltada para fora, mas conseguiu se soltar. Em poucos minutos, o protesto contra a LGBTfobia policial se tornou violento, com confronto direto entre tiras e membros da comunidade LGBT. O confronto foi dispersado às 4h, porém, no dia seguinte, outras manifestações tomaram conta do local – e se espalharam por outros pontos da cidade. Os eventos que ocorreram no Stonewall Inn levaram às primeiras paradas de orgulho LGBT, como a marcha que aconteceu em 1970, do bairro Greenwich até o Central Park. A data foi considerada o marco zero pela luta por direitos civis das minorias LGBT e logo foi adotada em outros pontos do mundo. Junho também passou a ser considerado o Mês do Orgulho LGBT. Em 2019, pela primeira vez, o NYPD se desculpou e reconheceu publicamente o erro cometido em 1969.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.