No próximo dia 28 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Orgulho LGBTI+, haverá o Festival de Cultura, Parada Online do Orgulho LGBTI+ Brasil pelo Facebook da Aliança LGBT, se iniciando às 14h e tendo mais de 10 horas de programação.

- CURTA A PÁGINA DO FACEBOOK -
Divulgação

Durante a transmissão do Festival de Cultura, haverá atrações variadas, incluindo histórias de luta e superação; apresentação de Drag Queens; show de cantores; DJs e performers.

Vale lembrar que 28 de junho é comemorado o Dia do Orgulho LGBTI em homenagem ao episódio ocorrido no bar Stonewall Inn, em Nova Iorque, que até hoje é um local onde muitos LGBTs frequentam.

O triste episódio de Stonewall começou pouco depois da meia-noite de 28 de junho de 1969, quando oficiais do extinto Esquadrão Moral Público invadiram o Stonewall Inn, um bar gay em Christopher Street, em Greenwich Village. A polícia disse que eles haviam chegado para dispersar os clientes do bar porque o teria sido violadas leis acerca de bebidas alcoólicas. Oito oficiais e um inspetor chegaram ao clube e ordenaram que cerca de 200 pessoas se alinhassem e mostrassem sua identificação.

Alguns foram solicitados a se submeterem a inspeções anatômicas. O comportamento dos policiais naquela noite rapidamente se tornaria uma mancha no departamento e uma força eletrizante para o movimento LGBT.

“Eles vieram no bar. Eles bateram as pessoas contra a parede. Eles empurraram as pessoas, e eles lançaram insultos que você provavelmente pode imaginar”, disse Mark Segal, 68 anos, que participou dos protestos naquela noite. Na década de 1960, com frequência a polícia a polícia de Nova York invadia bares gays, prendia travestis e assediava clientes sob o pretexto de reprimir a prostituição ou outras atividades do crime organizado.

Autoridades, personalidades e lideranças reforçam a importância da valorização dos afetos e prazeres legítimos

O ministro do STF, Luis Roberto Barroso; Luiz Mott – antropólogo, fundador do Grupo Gay da Bahia; a deputada federal Jandira Feghali; Carlos Minc – deputado estadual / RK; Erika Hilton – deputada estadual / SP; Eduardo Suplicy – vereador /SP, Beto Paes – ativista e secretário da Região Norte da Rede Gay do Brasil, Thayra Almeida Carolino- conselho fiscal grupo DiveRRsidade, foram algumas das autoridades e lideranças que enviaram saudações destacando a importância do Dia do Orgulho LGBTI.

O set artístico contará com performances exclusivas de artistas como Jane Di Castro, Lorna Washington, Elza Ribeiro, Suzy Brasil, Pocah, Projeto Síncope e Boi Garantido de Parintins, Coral LGBT de São Paulo, Pietro Qvedo, Beny, Cariucha, Kellvn, Romero Ferro, Grupo Filhos de Sá e outras 30 atrações musicais e apresentações de poetas e outras expressões artísticas

Para Toni Reis, diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI+, um dos maiores significados do dia 28 de junho de 1969, é tomada da atitude de resistir à opressão policial escancarada e à opressão social mais velada. “Este é o exemplo de resistência que foi seguido por milhares de pessoas em todo o mundo ao longo dos últimos 50 anos e fez com que tenhamos avançado tanto rumo à conquista da efetivação da igualdade de direitos e da cidadania plena das pessoas LGBTI+. Neste momento difícil que ameaça a democracia e acena para retrocessos, precisamos seguir o exemplo das e dos pioneiros do nosso movimento e continuar firmes resistindo.”

Cláudio Nascimento, um dos idealizadores da Parada do Orgulho LGBTI+ Rio e coordenador executivo do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT analisa que o evento, neste formato, pode alcançar milhares de pessoas em tempos em que temos que nos resguardar por conta da pandemia. “Encontramos uma forma de celebrar o nosso orgulho. Mesmo nesse contexto difícil, conseguiremos reforçar, de forma nacional e virtual, que a nossa luta é pelo direito de amar e celebrar a nossa existência. Pelo direito de amar quem quisermos e amarmos a nós mesmos, sem culpa, medo ou vergonha. Estaremos juntes no domingo pela liberdade de nossos corpos e identidades. Pela nossa cidadania e a democracia!”.

Serviço:

Parada Online do Orgulho LGBTI+ Brasil

Dia 28 de junho (domingo) a partir das 14 horas

Transmissão através do facebook: https://www.facebook.com/AliancaLGBTI/

Google Notícias
Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".