GAY BLOG BR by SCRUFF

O jornalista e ativista LGBTI+, Diego Xavier, lança oficialmente a pré-candidatura a uma vaga na Assembléia Legislativa do Paraná, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), nesta terça-feira (28). A decisão de se lançar candidato veio a partir dos ataques sofridos por ele e pelo marido, Murilo Xavier, que protagonizaram uma campanha do veículo Polo, da Volkswagen, em 2021.

O que sofremos neste último ano foi horrível. Fomos ameaçados, nossos familiares foram atacados, vimos nossa vida desmoronar simplesmente porque somos gays. Sofremos na pele o que nossa comunidade sofre e isso só nos fez compreender a necessidade urgente de parlamentares assumidamente LGBTI e compromissados com a causa, ocupando cadeiras nas assembleias legislativas e no Congresso Nacional“, disse Xavier.

Diego Xavier (Foto: Reprodução)

Para Xavier, é preciso comprometimento verdadeiro do poder público com a população LGBTQIA+: “São pouquíssimas as Casas de Lei deste país que deliberaram e conseguiram a aprovação e sanção de leis que defendam nossa comunidade. Todas as vitórias vieram por meio de julgamentos no Supremo Tribunal Federal (STF), como a que equiparou a LGBTfobia ao crime de racismo. 

“O Brasil é o país que mais mata LGBTI+ no planeta e paradoxalmente o país com a maior parada do mundo. O Paraná tem apenas um Comitê, instituído por decreto pelo ex-governador Beto Richa e que pode ser destituído a qualquer momento“, acrescenta o pré-candidato. 

Xavier também diz que é essencial a criação do Conselho LGBTI+ para que este delibere em conjunto com o poder público a destinação de verbas orçamentárias para investimento em políticas públicas que garantam direitos básicos, como à vida, por exemplo.

O jornalista já trabalhou em diversas assessorias parlamentares (Câmara de Vereadores, ALEP e Prefeitura). Atualmente, Xavier é coordenador de um projeto de empregabilidade voltado para a comunidade por meio da ONG Aliança LGBTI+ que ocorre no interior do estado e sócio do marido da marca Yag Coffee.

Diego e Murilo em peça publicitária da Volkswagen (Foto: Reprodução/ Volkswagen)



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)