GAY BLOG BR by SCRUFF

Candidatos ao segundo turno pelo governo do Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni (PL)Eduardo Leite (PSDB) realizaram, nesta sexta-feira (14), um debate na Rádio Gaúcha. O confronto ocorreu um dia após o início da campanha de rádio e TV neste segundo turno.

Onyx e Leite durante debate na Rádio Gaúcha (Foto: Reprodução)

Logo nos primeiros minutos do debate, Leite citou a propaganda eleitoral do adversário transmitida na última quinta-feira (13), em que Onyx prometeu que, caso eleito, os gaúchos teriam “um governador e uma primeira-dama de verdade”.

Leite, que se declarou gay no último ano, enquanto governava o estado, questionou Onyx sobre o que ele quis dizer com a frase no horário eleitoral. “O que o senhor quis dizer com isso? Que todas as outras primeiras-damas foram de mentira, ou foi realmente uma insinuação homofóbica?“, perguntou o ex-governador.

Em resposta, o ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) disse que Leite estava “tentando se vitimizar”. “Acalma teu coração, não tem nada disso, isso é falsa polêmica. Respeito tua escolha, todos que… qualquer escolha é respeitada“, declarou Onyx.

Onyx e Leite durante debate na Rádio Gaúcha (Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS)

O tucano, então, disse que essa não seria a primeira sugestão do ex-ministro nesse sentido. “O que sempre disse é que um homem de verdade cumpre sua palavra, só isso. Tenho esposa, família, defendo a família. Minha esposa é uma mulher de verdade, porque tem compromisso com o próximo“, respondeu Onyx ao ex-governador gaúcho.

Durante o debate, o candidato do PSDB ainda afirmou que acionará o ex-ministro na Justiça. Os candidatos discutiram brevemente, com Onyx dizendo que Leite estaria cometendo crime ao acusá-lo de algo que não cometeu. “Isso foi o senhor, um grupo de apoiadores, que quiseram criar um fato“, pontou o candidato do PL.

Onyx e Leite durante debate na Rádio Gaúcha (Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS)

Além da propaganda de Onyx, Leite sofreu outros ataques durante a campanha ao governo do estado gaúcho. Na última quinta-feira (13), ele compartilhou nas redes sociais a foto de um cartaz, que diz que o Rio Grande do Sul “é alérgico a carne de viado e lactose”. “Aqui o ódio não vencerá. No dia 30, o Rio Grande vai falar mais alto“, escreveu ele na legenda da imagem.

No primeiro turno das eleições de 2022, Onyx ficou em primeiro lugar e obteve 2.382.026 votos (37,50% dos votos válidos). Leite ficou em segundo lugar e alcançou 26,81% dos votos válidos, ao receber 1.702.815 votos.




Únete a nuestra comunidad de más de 15 millones de chicos

Encuentra exactamente los chicos que te gustan usando los filtros de búsqueda poderosos de SCRUFF. Hazte Embajador SCRUFF Venture para ayudar a los miembros que vienen de visita a tu ciudad. Busca una agenda actualizada de los mejores festivales, fiestas, orgullos y eventos gay. Aumenta tus posibilidades con SCRUFF Pro y desbloquea más de 30 funciones avanzadas. Baja la app SCRUFF aquí.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)