GAY BLOG BR by SCRUFF

As eleições de 2022 terão um número maior LGBTQIA+ disputando um cargo político. Só entre os meses de junho e julho, houve um aumento de 76% no número de candidaturas de pessoas dessa comunidade, de acordo com uma pesquisa realizada pelo programa “Vote Com Orgulho”. Os dados ainda identificaram um crescimento de quase 100% na oferta de candidatos e candidatas trans, que passaram de 27 para um total 55 pré-candidaturas.

Foram 222 pré-candidaturas na comunidade LGBTQIA+ identificadas pelo “Vote Com Orgulho” para as eleições deste ano. Os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro lideram o ranking – SP ocupa o topo em número absoluto de candidaturas: 42.

(Foto: William De Lucca)

De acordo com o “Vote Com Orgulho” as candidaturas são, em sua maioria, identificadas como de esquerda (136) e centro-esquerda (39). Já entre os extremos há uma baixa projeção: 19 nomes na extrema esquerda e dois na extrema direita. A direita e centro-direita somam cinco pré-candidatos e pré-candidatas às eleições deste ano

Entre as candidaturas LGBTQIA+, 87% possuem ensino superior completo ou incompleto. 40 nomes tem pós-graduação; 29 mestrado; e oito com doutorado. Já os poderes aquisitivos são variados: 30% recebem acima de R$ 4,1 mil ao mês, e 40% até dois salários mínimos.

Toni Reis, presidente da Aliança Nacional LGBTI+, diz que o simples lançamento das candidaturas LGBTQIA+ não é garantia de inclusão. “É fundamental que as organizações democráticas estabeleçam estratégias de ações para enfrentar a violência política e apoiar o direito à representatividade de nossas candidaturas nos espaços de poder”, declarou ao Congresso em Foco, do site Uol.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)