GAY BLOG BR by SCRUFF

Assessor de economia criativa na Prefeitura de Niterói (RJ) e ex-diretor geral do Museu de Arte Contemporânea da cidade, Marcelo Velloso, ao analisar a sua trajetória como servidor público, se deu conta que ela traz mais do que o sucesso profissional e belos exemplos de gestão. Ela provocou também reflexões e mudanças. Casado há mais de 20 anos, ele nunca escondeu a sua orientação sexual e acredita que essa atitude estimula políticas públicas voltadas para o respeito à diversidade. Além de servir como exemplo de que a aceitação precisa estar presente em todas as esferas da sociedade.

“Eu sempre falei que sou gay e sei que isso exerce algum tipo de referência, que eu mesmo não tinha quando era novo”, lembra.

Reprodução

Marcelo é autor de um dos depoimentos reunidos pela campanha “Servidores com Orgulho”, promovida pela República.org com o objetivo de refletir sobre a representatividade LGBTQIA+ no serviço público brasileiro.

No mês em que se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o instituto, dedicado a melhorar a gestão de pessoas no serviço público brasileiro, compartilha histórias e relatos de funcionários que ajudam a combater o preconceito e trabalham por uma maior diversidade no setor.

“Políticas públicas, para serem efetivas, precisam ser elaboradas para e com a nossa população, que é diversa. Vemos esse movimento ocorrendo no mundo todo: colocar o cidadão no centro. Um corpo de profissionais públicas igualmente diverso e com capacidade de gestão é um recurso poderoso para o desenvolvimento de políticas de equidade. O que queremos com essa campanha é dar visibilidade à diversidade e pautar os desafios e as trajetórias de pessoas LGBTQIA+ no setor público”, afirma Ana Paula Pellegrino, co-diretora executiva da República.org.

Entre as histórias compartilhadas pela campanha está também a de Layza Lima, primeira pessoa trans a ser nomeada para um cargo de gestão na Prefeitura de Serra, município mais populoso do Espírito Santo. Layza é chefe da divisão da promoção da igualdade de gênero da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e luta para melhorar a cidade através da inclusão desta parcela da população mais vulnerável.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.