Por que alguns homens têm a barba de cor diferente do cabelo?

Com a atual tendência de deixar a barba crescer, faz sentido perguntar se "a cortina combina com o carpete"? Usualmente se diz que "a barba é a maquiagem do homem", você concorda?

Com a atual tendência de deixar a barba crescer, faz sentido perguntar se “a cortina combina com o carpete”? Usualmente se diz que “a barba é a maquiagem do homem” por esconder algumas imperfeições ou assimetrias do rosto. Mas já notou que alguns rapazes com cabelos escuros têm a barba cor de carmim (ou cor de carne)?

Ao longo da história e de diferentes culturas do mundo, aos homens com barba se atribuiu qualidades como sabedoria, potência sexual e status social. Também em determinadas épocas e culturas se atribuiu a ela falta de higiene, refinamento e digna de excêntricos. Em algumas religiões, quem tem barba é considerado importante. Mas o que explica a cor diferente dos outros pelos do resto do corpo?

Curte barba ruiva?
Curte barbinha ruiva?

A ciência explica que os pelos crescem a partir dos folículos capilares, onde ocorre a distribuição de eumelanina (responsável pela cor escura ou preta) e feomelanina (responsável pela cor avermelhada ou amarelada). A distribuição dessa variação de dois tipos de melanina não é feita de forma proporcional em todas as partes do corpo.

A genética é o principal fator determinante da cor, mas os pelos também podem mudar a coloração devido ao nível de exposição ao sol, por exemplo.

No caso dos pelos brancos, geralmente o que acontece é que os radicais livres se oxidam com o envelhecimento. Problemas emocionais, estresse ou hábitos alimentares também podem ocasionar o surgimento de barba branca, mesmo na adolescência.