GAY BLOG BR by SCRUFF

Este artigo também está disponível em: Español

Recentemente, a Ambev respondeu a um internauta de modo seco e direto sobre a possibilidade de criarem uma campanha para o “Orgulho Hétero“, reacendendo a discussão do porquê devemos ter orgulho em fazer parte da comunidade LGBT, e porque os héteros não precisam de um dia para se orgulharem.

View this post on Instagram

🧚‍♀️

A post shared by GAY BLOG BR 🌈 by SCRUFF 🐾 (@gayblogbr) on

Segundo um artigo publicado pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, a ideia da palavra “orgulho” é ser o contraponto da “vergonha“, considerando que a sociedade nos ensina, desde muito cedo, que fazer parte da comunidade LGBT é algo ruim.

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

Os valores construídos colocam as pessoas heterossexuais e cisgêneras como o “modelo certo a ser seguido”, e os membros da comunidade LGBT acabam sendo marginalizados e estigmatizados das mais diversas formas.

Por essa razão, a ideia do “orgulho gay” ou “orgulho LGBT” é o empoderamento, já que os membros desta sigla são ensinados, desde crianças, a se sentirem inferiores e terem vergonha de serem quem são. Há estudos que comprovam que os LGBTs são mais propensos ao uso abusivo de álcool e drogas; também são mais inclinados a terem depressão, ansiedade e outros transtornos psíquicos, muitas vezes levando-os a tirarem a própria vida; além de que as pessoas trans tem expectativa de vida de 35 anos.

loja das pocs
Reprodução

Em um mundo ideal, ninguém precisará ter orgulho de ser o que simplesmente “é”. Não seria necessário sair do armário, ninguém sofreria bullying, nem perderia oportunidades e teria os direitos iguais ao dos héteros e cisgêneros.

O gay poderia comentar no café da manhã sobre o namorado como a coisa mais comum do mundo, a tia no natal perguntaria para o gay “e os namoradinhos?”, o menino com 13 anos poderia já ter seu primeiro amor gay e o pai ficaria muito orgulhoso dele estar namorando um menino, chegando a comentar com os amigos. A mulher trans não seria expulsa de casa e nem seria a decepção de ninguém, a menina lésbica não iria ouvir que “precisa de um homem” e todos os outros estigmas associados aos LGBTs.

O hétero cisgênero não sofre por ser sua orientação sexual e nem identidade de gênero, por isso não é necessário existir o “orgulho hétero”. O dia em que ser LGBT não for razão para a pessoa sofrer, não será mais necessário se orgulhar de fazer parte do grupo LGBT. Até lá, precisaremos ter orgulho em lutar diariamente para podermos viver nossas vidas.




GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente