A cervejaria Ambev aderiu às campanhas relacionadas ao mês do orgulho e publicou uma imagem em suas redes sociais junto com a hashtag #OrgulhoNãoPara. Lançada neste último domingo, dia 21, a empresa reuniu outras marcas famosas, como Guaraná Antarctica, Antarctica, Skol Beats e Budweiser.

GAY BLOG BR by SCRUFF

https://www.instagram.com/p/CBtmLC3ph9y/

Como é possível ver no vídeo acima, diversos caminhões desfilaram pela Avenida Paulista formando um arco-iris para celebrar a bandeira do orgulho LGBT.

ORGULHO HÉTERO

No entanto, o que mais chamou a atenção do público no final de semana foi a resposta seca e direta da Ambev perante um internauta que questionou se eles não poderiam criar uma campanha do “Orgulho Hétero”.

“Ambev, poderia também criar uma logo para o ‘Orgulho Hétero’?!” – disse o internauta.

“Oi, R*****. Não podemos, não. Abraços” – respondeu a Ambev.

View this post on Instagram

🧚‍♀️

A post shared by GAY BLOG BR 🌈 by SCRUFF 🐾 (@gayblogbr) on

Vale dizer que em 2019, a empresa também se posicionou favorável ao mês do orgulho e divulgou a hashtag #OrgulhoDaMinhaHistória, alcançando a meta de chegar aos R$ 100 mi para a Casa 1.

“Há alguns anos a Ambev assumiu um compromisso com a construção de um mundo mais diverso e com mais respeito.” –  afirma Bruno Rigonatti, gerente de marca institucional da empresa – “Esse movimento começou dentro da companhia e se refletiu para a nossa atuação na sociedade com o apoio pioneiro às paradas no país e o lançamento de campanhas e produtos com venda revertida para a causa.  “Em 2020 estamos dando mais um passo nessa caminhada mostrando que esse é um compromisso de todas as nossas marcas e abrindo mais um espaço para a comunidade LGBTQIA+ mostrar o seu orgulho”, completa”

O movimento também ganhará um filme manifesto que será lançado no próximo dia 28, Dia do Orgulho LGBTQIA+.

Foto: Divulgação

AMBEV E OS DIREITOS LGBTQIA+ 

Em 2016, a Ambev aderiu ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e criou o grupo de funcionários Lager – Lesbian & Gay & Everyone Respected – destinado a propor e debater políticas internas de respeito e inclusão. No ano passado, os funcionários LGBTQIA+ ganharam as redes sociais da Ambev para contarem suas experiências e inspirarem o público a mostrar seu orgulho.

Assim como o compromisso é abraçado e respeitado por todas as marcas da Ambev, as iniciativas externas são uma extensão do trabalho interno. Um exemplo de orgulho da companhia é a Skol, que foi uma das marcas pioneiras no apoio às Paradas LGBTQIA+ no Brasil e encabeçou campanhas como Respeito is ON, para homenagear o Dia do Orgulho. A marca ainda criou uma edição especial de latas que vestiram as cores da bandeira com venda revertida para a Casa 1.

EMPRESA DEMITE FUNCIONÁRIO HOMOFÓBICO

A empresa tem um histórico de se posicionar favorável aos LGBTs. Em fevereiro deste ano, um empregado da empresa disse nas redes sociais que os gays “nem são gente, uma raça maldita”, após ver uma publicação sobre um casal de homens que foi impedido de alugar um imóvel no Rio de Janeiro.

“Não alugaria um lugar meu para homossexuais” – disse também, além de proferir xingamentos.

A informação acabou chegando à um grupo interno da empresa focada em apoiar os LGBTQIA+ e, após demitir o funcionário,  a Ambev emitiu uma nota de repúdio.

“A Ambev não aceita, em hipótese alguma, que as pessoas faltem com o respeito ou sejam preconceituosas. Esse comportamento não é tolerado por nós. O funcionário já não faz parte da companhia. Reforçamos que sempre apoiaremos o respeito e todas as formas de amor.”

Daniela Mercury fará live para celebrar o Orgulho no próximo dia 28 de junho

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".