GAY BLOG BR by SCRUFF

Minas Gerais e São Paulo elegeram, pela primeira vez, deputadas trans para o Congresso Nacional. Com 100% das urnas apuradas, Duda Salabert (PDT – MG) obteve 208.332 votos e foi a mulher mais votada do estado mineiro; Erika Hilton (PSOL – SP) conquistou 256.903 votos, sendo a terceira mulher mais votada em SP.

Duda Salabert e Erika Hilton, primeiras deputadas federais trans eleitas no Brasil (Foto: Reprodução)

“Sou a primeira trans eleita do Congresso Nacional. Sou a deputada federal mais votada da história de Minas Gerais! Mesmo com ataques de setores da esquerda, ataques dos ‘ciristas’, ameaças de morte da ultra-direita, vencemos! Muito obrigada MG!”, comemorou Salabert, de 41 anos.

Duda, entrou para a política 2018, quando concorreu a uma vaga no Senado Federal. Na época, filiada ao PSOL, ela fez história por ter sido a primeira pessoa trans a participar da disputa para uma vaga do tipo – no entanto, não foi eleita.

Já em 2020, buscou uma vaga na Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte (MG). Duda fez história e se tornou a primeira parlamentar trans eleita na capital mineira e a vereadora mais bem votada da cidade, com 37.500 eleitores.

Erika, de 26 anos, também comemorou a vitória nas redes sociais: “Já dá pra dizer: TRAVESTI PRETA ELEITA! É FEDERAL! PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA!”. Atual vereadora de São Paulo, ela entrou na política em 2018, quando fez parte da Bancada Ativista, primeiro mandato coletivo eleito na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Em 2020, Erika decidiu concorrer de forma individual uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo. Com 50.508 votos, ela foi a vereadora mais votada da capital paulista, a décima no país e a primeira vereadora trans da cidade.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.