GAY BLOG BR by SCRUFF

Jhonatan Calel (PMB), de 32 anos, concorre a deputado federal em Roraima. Homem trans, ele é farmacêutico, técnico em enfermagem e morador de Boa Vista (RR). Sua principal proposta é a inclusão de cotas para vagas de trabalho, destinadas a comunidade LGBT+.

O meu Estado é extrema direita, preconceituoso por demais. Então busco respeito para pessoas como eu”, afirma o candidato, que é um dos entrevistados da semana para o especial “Eleições 2022” do Gay Blog BR.  

Jhonatan Calel, candidato a deputado federal pelo PMB de RR (Foto: Reprodução/ Facebook)

Confira na íntegra a entrevista com Jhonatan Calel

GAY BLOG BR: Qual a sua formação e trajetória profissional? 

Jhonatan Calel: Sou farmacêutico, técnico em enfermagem, professor, servidor público e empresário.  A minha trajetória profissional foi bem conflituosa devido eu ser um homem trans. Muitas portas na cara… porém, nada mais do que estudar para se destacar e buscar uma construção pessoal e mostrar a sociedade que posso ser competente. 

GB: O que motivou a se candidatar?

Jhonatan: Vários pontos me motivaram. O meu Estado é extrema direita, preconceituoso por demais. Então busco respeito para pessoas como eu. Outro ponto, é a implantação em massa de escolas militarizadas que afeta a livre expressão de jovens. Outro ponto, foi a pouca valorização profissional durante a pandemia. 

GB: Quais os desafios enfrentados ao ser uma candidatura abertamente LGBTQ+?

Jhonatan: Primeiramente, como sou de um partido pequeno, não temos recursos financeiros, então a campanha se torna mais árdua. Segundo, é que quando descobrem que sou homem trans, devido o Estado ser bem conservador, acaba que as pessoas ficam com receio em votar. 

GB: Quais são as suas principais propostas? Há pautas exclusivamente para LGBTQ+?

Jhonatan: A minha principal pauta LGBT+ é a inclusão de cotas para vagas de trabalho. 

GB: Quais medidas você acredita serem necessárias para combater a LGBTfobia?

Jhonatan: Uma reeducação da sociedade. 

GB: O que você pensa sobre o uso e políticas da PrEP?

Jhonatan: Uma política que precisa de mais visão. Quase nenhum profissional da saúde conhece e sabe trabalhar com ela. 

GB: Como você avalia o governo de Bolsonaro?

Jhonatan: A minha avaliação ao governo Bolsonaro é crítica. Pouca construção, pouca evolução. Totalmente negativa. 

Confira a lista de candidaturas LGBTQIA+ de 2022 neste link.

Lista de candidatos LGBTQ+ nas eleições 2022 | Deputados, Senadores, Governadores




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)