GAY BLOG BR by SCRUFF

A trans Penélope Gomes da Silva, 36 anos, conhece bem a dificuldade em conseguir um emprego formal e de, mesmo tendo a qualificação para a vaga, acabar preterida por causa do preconceito. Sem trabalho de carteira assinada há quase dois anos, ela vê com esperança o projeto “Fortalecendo o Corre”, da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro (Setrab), cujo objetivo é ajudar pessoas trans a ter acesso ao mercado de trabalho por intermédio dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Penélope Gomes da Silva
Penélope Gomes da Silva – Divulgação

“Para a gente conseguir um emprego é muito difícil. Quando não é por indicação fica quase impossível. Sinto na pele esse sofrimento. Eu tenho qualificação para a vaga, mas quando os empresários veem que é um transexual, eles disfarçam e nos dispensam. Esse projeto veio em boa hora. O nosso maior problema é que não podemos inserir no sistema o nosso nome social e isso dificulta muito quando chegamos até a entrevista” – desabafa Penélope.

O projeto “Fortalecendo o Corre” foi lançado na última segunda-feira (17/05), Dia Internacional Contra a LGBTfobia. Coordenador de Projetos Especiais da Setrab/RJ, Nélio Georgini da Silva, afirma que o objetivo de auxiliar as pessoas trans.

“O Estado vai proteger o público LGBT, desde a questão do nome social até a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho. Vimos que a principal questão, especialmente aos transexuais, é a distorção dos nomes do registro civil e do nome social. O sistema envia o currículo aos empregadores e estes não sabem quando se trata de uma pessoa trans. A norma é restrita ao sexo masculino e feminino. Queremos mudar essa realidade” – destaca.

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

Representante das Casas de Acolhimento LGBT no Estado do RJ e ativista da causa, a transexual Indianarae Siqueira, 50 anos, ressalta a importância do respeito à identidade de gênero.

“Eu acho muito importante que se respeite a identidade de gênero das pessoas, a autodeclaração. O mundo é dividido em homem e mulher. Temos diversas dificuldades em várias áreas da nossa vida e o emprego é uma delas. Precisamos de um trabalho para termos dignidade. Precisamos ser valorizadas. Acredito que o projeto é o pontapé inicial para conseguirmos dar esse passo”, ressalta.

Projeto estadual do RJ se compromete a ajudar trans a chegarem no mercado de trabalho
Indianarae Siqueira, Penélope Gomes da Silva e Nélio Georgini da Silva – Divulgação

As pessoas poderão procurar umas das 44 unidades do Sine distribuídas pelo estado do Rio de Janeiro. Todos os funcionários das agências estarão aptos e treinados para receber o público LGBT.

“Os postos do Sine vão receber um protocolo que prevê sensibilizar e promover treinamento para os funcionários lidarem melhor como o tema diversidade. Dessa forma, vamos receber e cadastrar os currículos de pessoas LGBT para encaminharmos para o mercado de trabalho”, finaliza o subsecretário executivo da Setrab, Júlio Saraiva.

Projeto estadual do RJ se compromete a ajudar trans a chegarem no mercado de trabalho
Projeto estadual do RJ se compromete a ajudar trans a chegarem no mercado de trabalho



GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente