GAY BLOG BR by SCRUFF

Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais, sendo a primeira vez com o instituto divulga dados sobre a orientação sexual da população. A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira, dia 25 de maio.

Esse percentual corresponde a 1,9% da população com 18 anos ou mais, proporção menor do que aqueles que não souberam ou não quiseram responder, que somam 3,4%. Já aqueles que se declaram héteros somam 94,8%, apesar de que o IBGE ponderou que “o fato de uma pessoa se autoidentificar como heterossexual não impede que ela tenha atração por ou relação sexual com alguém do mesmo sexo”.

O questionário foi aplicado em cerca de 108 mil domicílios no Brasil, mas representa a totalidade da população.

A pesquisa ocorreu após o IBGE ter sido acionado na Justiça pelo Ministério Público Federal, questionando o fato de que o Censo Demográfico de 2022 não incluiu perguntas sobre a população LGBTQIA+.

  • 94,8% da população brasileira adulta se autoidentifica como heterossexual;
  • É maior a proporção de homens (1,4%) que de mulheres (0,9%) autodeclarados homossexuais;
  • Já as mulheres têm maior proporção (0,8%) que os homens (0,5%) entre os bissexuais;
  • A autoidentificação homossexual ou bissexual é maior entre quem tem nível superior (3,2%) e maior renda (3,5%);
  • Proporção das respostas “não sabe” ou “recusou-se a responder” foi maior entre aqueles com menor nível de instrução;
  • É ligeiramente menor a proporção de homossexuais e bissexuais entre os brancos (1,8%) que entre os pretos (1,9%) e pardos (1,9%);
  • O grupo de 18 e 29 anos apresenta a maior proporção de autodeclarados homossexuais ou bissexuais (4,8%)
  • A faixa etária mais jovem também soma a maior proporção de pessoas que não souberam ou não quiseram responder (5,3%) à questão.
  • Os dados são compatíveis com os de países que fizeram pesquisa com metodologia semelhante;

A pesquisadora Maria Lúcia Vieira explica a razão pela qual os jovens são a maior parte da população que se declara LGBTQIA+: “Os mais jovens são, atualmente, mais propensos a experimentações e possuem mais liberdade de expressar sua orientação sexual que no passado. Entretanto, a consolidação da orientação sexual é, em muitos casos, um processo, e leva tempo para compreender e assumir suas orientações”.

Já por região, o nordeste ficou em último lugar na pesquisa com 1,5% da população se declarando LGBT, enquanto a sudeste é a maior, com 2,1%.

“A pesquisa não traz informações sobre diferenças culturais, mas diversos fatores podem interferir na verbalização da autoidentificação como homossexual ou bissexual”, ressalvou Maria Lúcia.

Confira os dados neste link.

2,9 milhões de brasileiros se declaram homossexuais ou bissexuais, segundo o IBGE
Reprodução



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"