Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais, sendo a primeira vez com o instituto divulga dados sobre a orientação sexual da população. A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira, dia 25 de maio.
Esse percentual corresponde a 1,9% da população com 18 anos ou mais, proporção menor do que aqueles que não souberam ou não quiseram responder, que somam 3,4%. Já aqueles que se declaram héteros somam 94,8%, apesar de que o IBGE ponderou que “o fato de uma pessoa se autoidentificar como heterossexual não impede que ela tenha atração por ou relação sexual com alguém do mesmo sexo”.
O questionário foi aplicado em cerca de 108 mil domicílios no Brasil, mas representa a totalidade da população.
A pesquisa ocorreu após o IBGE ter sido acionado na Justiça pelo Ministério Público Federal, questionando o fato de que o Censo Demográfico de 2022 não incluiu perguntas sobre a população LGBTQIA+.
- 94,8% da população brasileira adulta se autoidentifica como heterossexual;
- É maior a proporção de homens (1,4%) que de mulheres (0,9%) autodeclarados homossexuais;
- Já as mulheres têm maior proporção (0,8%) que os homens (0,5%) entre os bissexuais;
- A autoidentificação homossexual ou bissexual é maior entre quem tem nível superior (3,2%) e maior renda (3,5%);
- Proporção das respostas “não sabe” ou “recusou-se a responder” foi maior entre aqueles com menor nível de instrução;
- É ligeiramente menor a proporção de homossexuais e bissexuais entre os brancos (1,8%) que entre os pretos (1,9%) e pardos (1,9%);
- O grupo de 18 e 29 anos apresenta a maior proporção de autodeclarados homossexuais ou bissexuais (4,8%)
- A faixa etária mais jovem também soma a maior proporção de pessoas que não souberam ou não quiseram responder (5,3%) à questão.
- Os dados são compatíveis com os de países que fizeram pesquisa com metodologia semelhante;
A pesquisadora Maria Lúcia Vieira explica a razão pela qual os jovens são a maior parte da população que se declara LGBTQIA+: “Os mais jovens são, atualmente, mais propensos a experimentações e possuem mais liberdade de expressar sua orientação sexual que no passado. Entretanto, a consolidação da orientação sexual é, em muitos casos, um processo, e leva tempo para compreender e assumir suas orientações”.
Já por região, o nordeste ficou em último lugar na pesquisa com 1,5% da população se declarando LGBT, enquanto a sudeste é a maior, com 2,1%.
“A pesquisa não traz informações sobre diferenças culturais, mas diversos fatores podem interferir na verbalização da autoidentificação como homossexual ou bissexual”, ressalvou Maria Lúcia.
Confira os dados neste link.

Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.