GAY BLOG BR by SCRUFF

Mês do Orgulho LGBTQIA+ e a importância do Bixa Rica e de projetos voltados à comunidade

O Bixa Rica é muito mais que lacração, é sobre lutar por respeito e igualdade!

COLUNA BIXA RICA

O essencialismo financeiro é muito mais do que um estilo de vida, é um caminho para se libertar do excesso, usar o dinheiro com inteligência e ter mais tempo para o que realmente importa

This article is also available in: Español

Vou te contar uma história, provavelmente você vai se identificar. 

Em 2021, através de um processo de autoconhecimento, tomei a decisão de criar o Bixa Rica, aliando o meu trabalho como Educador Financeiro ao combate à LGBTfobia. Encontrei, enfim, o meu propósito de vida!

“Ah, isso não passa de Lacração”, alguns disseram.

O Bixa Rica não é sobre lacração, pois só quem teve uma vida baseada em sofrer violências e preconceito, pela sua orientação sexual ou identidade de gênero, sabe o quanto é importante se sentir representado, e o Bixa Rica é sobre representatividade. Se você não se sente representado pelo projeto, tudo bem.

“Ah, isso é mais mimimi” outros disseram.

Tá bom, não vou argumentar apenas com palavras, trouxe alguns fatos da minha vida para facilitar o entendimento e explicar o porquê o Bixa Rica é tão importante para mim e para a comunidade LGBTQIAP+.

Essas duas fotos provam o que foi ter uma infância moldada por um sistema machista e opressor, o qual, por muitos anos, anulou a minha espontaneidade e liberdade de ser quem eu verdadeiramente sou.

Sabe o que eu ouvi nessas duas fotos? “Tá muito menininha, faça uma pose de macho”. Logo, fazia esse gesto de “força” com o braço.

As fotos mostram uma criança inocente, simplesmente sendo ela mesma, espontânea, afeminada e alegre. Mas, quando ouvia esses tipos de comentários, me lembro muito bem da sensação de vergonha e de estar fazendo algo de errado. Esse tipo de falas (machistas) foram muito comuns durante toda minha vida, aliás, e comum até hoje.

Um pouco triste, né? É, essa é uma partezinha de uma história cheia de preconceitos que vivi. Muito do que as pessoas chamam de “mimimi”, é apenas a nossa luta para conquistar o básico, respeito as nossas identidades.

A importância da representatividade para a comunidade LGBTQIAP+

Se quando criança eu tivesse mais referências gays e me sentisse representado por elas, muitos dos desafios enfrentados teriam sido mais leves, muitos traumas seriam evitados.

Por isso, me empoderei de um termo que já me causou muito sofrimento, a palavra Bixa, e criei o Bixa Rica. O termo Bixa, de Bixa Rica, reforça a naturalidade de ser quem se é! Afinal, nascemos, amamos ser e sempre seremos Bixas. E, melhor ainda, com o Método desenvolvido por mim, agora podemos ser Bixas Ricas!

Acredito nesse tipo de projeto e busco inspirar vários profissionais a fazerem o mesmo! Você que tem a sua área de atuação, o que acha de desenvolver sua mentalidade de Bixa Empreendedora e criar um projeto voltado à comunidade LGBTQIAP+?

O Método Bixa Rica não é lacração, é uma metodologia sólida, baseada na Educação Financeira

Num mundo cheio de padrões de “sucesso” a seguir, é normal que no universo da Educação Financeira também tentem te encaixar em fórmulas mágicas mirabolantes, como a regra 80×20, por exemplo, como se todas as pessoas tivessem a mesma realidade, os mesmos sonhos, o mesmo conhecimento.

A filosofia do Método é o Essencialismo Financeiro, inspirada no livro Essencialismo de Greg McKeown. Antes de construir seu planejamento financeiro, você vai passar por um processo de autoconhecimento e reflexões, onde vai definir o que é essencial para a sua vida, o que faz seu coração vibrar.

No Método Bixa Rica, o essencial para você é o que importa! Portanto, você pode querer ter a estabilidade de possuir uma casa própria ou se aventurar viajando pelo mundo, que, através do Planejamento Financeiro Essencialista, vamos organizar suas finanças para realizar quaisquer que sejam os seus sonhos, e eliminar tudo que te afasta deles.

A base do Método Bixa Rica são os 3 Pilares da Riqueza, os quais você precisa desenvolver para se tornar uma Bixa Rica.




This article is also available in: Español

Gean Duarte
Gean Duarte
O essencialismo financeiro é muito mais do que um estilo de vida, é um caminho para se libertar do excesso, usar o dinheiro com inteligência e ter mais tempo para o que realmente importa

Mais artigos de Bixa Rica

Por que os investidores estão se afastando de Jair Bolsonaro?

1
Ao contrário das últimas eleições, onde o atual presidente era o favorito de forma quase unânime pelo mercado financeiro, hoje as opiniões vêm se dividindo muito entre os dois principais candidatados

Você está preparado para os desafios de ser uma “maricona”?

0
Uma coisa é certa, todos nós seremos “mariconas” um dia. Devido ao preconceito, a vida de um LGBT+ jovem já é repleta de desafios, mas você parou para pensar sobre os desafios na velhice?

2 lições de Educação Financeira que podemos aprender com Pabllo Vittar

0
Umas das drag queens mais ricas do mundo, Pabllo Vittar tem um padrão de vida considerado “simples” em relação ao que sua fortuna poderia manter

Uma carreira de milhões! A fortuna de Anitta é capaz de...

0
Umas das mulheres mais ricas do Brasil, Anitta está faturando com o destaque mundial de seu hit “Envolver” e, se quisesse, só com os rendimentos da fortuna que já possui, não precisaria mais trabalhar pelo resto da vida

Qual melhor investimento para ter R$ 1000 por mês de Renda...

1
Para isso, é necessário investir em ativos que deem dividendos mensais. As opções mais comuns do mercado são Fundos Imobiliários, Tesouro Prefixado e Ações

Mais notícias

BRL - Brazilian Real
USD
5,2540
EUR
5,4821
CAD
4,0620
MXN
0,2591
JPY
0,0388