Por que os investidores estão se afastando de Jair Bolsonaro?

Ao contrário das últimas eleições, onde o atual presidente era o favorito de forma quase unânime pelo mercado financeiro, hoje as opiniões vêm se dividindo muito entre os dois principais candidatados

COLUNA BIXA RICA

O essencialismo financeiro é muito mais do que um estilo de vida, é um caminho para se libertar do excesso, usar o dinheiro com inteligência e ter mais tempo para o que realmente importa

Com o primeiro turno da eleição para Presidência da República previsto para o dia 2 de outubro, o mercado financeiro e os investidores já estão se movimentando para os cenários dos dois pré-candidatos mais posicionados no ranking de pesquisas de popularidade: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o Monitor Mercantil, a economia no governo Bolsonaro foi a pior em quatro décadas. “Entre mais de 170 países, apenas Mianmar e Guiné Equatorial terão desempenho mais fraco do que o Brasil. A projeção é que o PIB brasileiro cresça 0,5% neste ano na comparação com o ano passado. O resultado é 1,7 ponto percentual menor do que o projetado pela ONU para o Brasil no relatório anterior”, diz o artigo.

Já o economista Antônio Delfim Netto concedeu uma entrevista para a Isto É Dinheiro e definiu a economia sob Bolsonaro como “lastimável e medíocre”. “A inflação piorou dramaticamente. Ele pegou o País com uma inflação na casa de 4% e vai entregar com uma inflação na casa de 10%. A dívida pública federal já passa de R$ 5,5 trilhões e continua crescendo. Esse é um fardo imenso para o País carregar e será um grande obstáculo para o próximo governo. (…) O governo não tem um projeto bem armado. Bolsonaro não sabe onde ele está e para onde quer ir. As políticas têm sido aleatórias.”

Nesse contexto, diversos especialistas apontam que, para a economia, o pior cenário seria a permanência do candidato do Partido Liberal (PL). De acordo com o economista Maílson da Nobrega, ao ser questionado pelo canal E-Investidor sobre qual presidente seria mais prejudicial para o mercado financeiro, ele responde de modo categórico.

“A permanência do Bolsonaro, porque o mercado já aprendeu que o presidente é um causador de instabilidade”, disse Nóbrega. “Os mais antigos do mercado conhecem o Lula e sabem que ele é um político pragmático. No entanto, como ele está com um discurso ruim, prometendo eliminar o teto de gastos, por exemplo, isso também assusta os investidores com a ideia de um novo mandato“, continua

“Ainda assim, acredito que o Lula daria muitos sinais para mercado, porque tem experiência de governo e sabe que não pode iniciar uma gestão com a crise de confiança no mercado financeiro. Ele aprendeu isso em 2002, quando apoiou a proposta do Fernando Henrique de fazer um acordo com o FMI. Eu não tenho bola de cristal, mas aposto que o mercado vai preferir Lula a Bolsonaro se houver só essas duas opções”, finaliza Nóbrega.

Já o InvestNews pediu a opinião de economistas, analistas e agentes do mercado sobre o que pode acontecer com o mercado financeiro em caso de vitória do Lula ou Bolsonaro, exibindo um gráfico com as opiniões perante ambos.

bolsonaro lula
Reprodução/Investnews

Dentro deste cenário, o ex-presidente Lula se reuniu com o fundador e Presidente Executivo do Conselho Administrativo da XP Investimentos, Guilherme Benchimol, em São Paulo. O petista está se mexendo para angariar apoio à candidatura à presidência e tenta diminuir resistências a seu nome entre o empresariado e o setor financeiro.

Segundo o colunista de política Guilherme Amado ao canal Metrópolis, o encontro entre os dois, aliado a pesquisa Ipespe encomendada pela XP Investimentos que aponta a vitória de Lula no primeiro e no segundo turno, desagradou o setor bolsonarista.

“Nesta semana, dias antes da divulgação da última rodada da pesquisa, nessa sexta-feira (6/5), um importante empresário do setor de tecidos fez questão de divulgar que tinha cancelado sua conta na corretora. Telefonou para seu corretor e disse que perdera a confiança na XP, ‘como havia perdido na Folha e Globo’, em referência a veículos de imprensa que fazem cobertura jornalística da qual ele discorda”, disse o colunista.

“Na XP, a orientação é manter a confiança na qualidade técnica da pesquisa conduzida pelo Ipespe, de Antônio Lavareda, cientista político respeitado. E a empresa diz ver com naturalidade a saída de clientes, em meio a 3,5 milhões de pessoas ligadas à marca”, finaliza Amado.

O principal intuito da Coluna Bixa Rica é levar informações sobre temas importantes e que fazem diferença nas nossas vidas, não podemos mais fechar os olhos para a realidade do país. Hoje, falar e entender sobre política não é mais uma opção, tem sido a nossa maior falha e principal necessidade. Quanto mais informações tivermos, melhor. Essa batalha só será vencida através do conhecimento.




Gean Duarte
Gean Duarte
O essencialismo financeiro é muito mais do que um estilo de vida, é um caminho para se libertar do excesso, usar o dinheiro com inteligência e ter mais tempo para o que realmente importa

Mais artigos de Bixa Rica

Você está preparado para os desafios de ser uma “maricona”?

0
Uma coisa é certa, todos nós seremos “mariconas” um dia. Devido ao preconceito, a vida de um LGBT+ jovem já é repleta de desafios, mas você parou para pensar sobre os desafios na velhice?

2 lições de Educação Financeira que podemos aprender com Pabllo Vittar

0
Umas das drag queens mais ricas do mundo, Pabllo Vittar tem um padrão de vida considerado “simples” em relação ao que sua fortuna poderia manter

Uma carreira de milhões! A fortuna de Anitta é capaz de...

0
Umas das mulheres mais ricas do Brasil, Anitta está faturando com o destaque mundial de seu hit “Envolver” e, se quisesse, só com os rendimentos da fortuna que já possui, não precisaria mais trabalhar pelo resto da vida

Qual melhor investimento para ter R$ 1000 por mês de Renda...

1
Para isso, é necessário investir em ativos que deem dividendos mensais. As opções mais comuns do mercado são Fundos Imobiliários, Tesouro Prefixado e Ações

Nubank lança fundo de renda fixa que objetiva entregar entre 100%...

0
Produto está disponível na Nu Invest, plataforma do banco

Mais notícias

BRL - Brazilian Real
USD
5,0598
EUR
5,2676
CAD
3,9207
MXN
0,2517
JPY
0,0391