GAY BLOG BR by SCRUFF

Na próxima sexta-feira (28), a cidade de Jaraguá do Sul (SC), assistirá ao espetáculo “As Bodas de Fígaro”, escrito por Mozart, no Grande Teatro Scar. A ópera faz parte da série “Grandes Concertos”, que acontece diariamente às 20h30 e, dessa vez, contará com a apresentação de uma drag queen, a gaúcha Saturna Queen.

Saturna Queen durante apresentação solo do FEMUSC (Foto: Reprodução)

Essa não é a primeira vez que a drag sobe a um palco para participar de uma ópera. A primeira performance solo ocorreu no Festival Internacional FEMUSC, em 20 de janeiro. Na ocasião, Saturna apresentou uma ária da ópera “Dido e Enéas”,  “Lamento de Dido”,  do compositor inglês Henry Purcell. “Estou extremamente feliz pelo FEMUSC ter aberto as portas pra mim como artista e drag queen e super extasiado com essa primeira performance”, pontua a drag.

Quem dá vida a Saturna é Gonzalo Lamego, de 21 anos. Nascido em Bagé (RS), ele é estudante de canto lírico e conta que sua drag é “extrovertida, assertiva e determinada”. Segundo ele, Saturna nasceu durante a pandemia, quando o jovem começou a se montar. “Aos 4 anos, eu já roubava a maquiagem da minha mãe”, revela o artista.

Gonzalo Lamego é quem dá vida a Saturna Queen (Foto: Reprodução)

No espetáculo “As Bodas de Fígaro”, Saturna e Gonzalo atuarão juntos pela primeira vez. Saturna aparecerá com a estética própria da ópera, no primeiro ato. Já Gonzalo, surgirá de smoking, no segundo. “Uma oportunidade incrível pra eu brincar com essas ideias e contrastes de gênero, e que eu me sinto tão confortável”, comemora.

Segundo Gonzalo, drag queens no Brasil são muito comuns, mas uma drag em uma ópera, até onde ela tem conhecimento, é inédito. “Eu vou viver no mesmo ato artístico o melhor dos meus dois mundos”, diz o artista. “A arte drag é uma arte pra todo mundo, não apenas homens e homens gays podem fazer, mulheres podem fazer, na arte drag  não existe apenas a representação feminina, é uma arte que a gente experiencia”, finaliza.

Serviço

Série Grandes Concertos  – As Bodas de Fígaro  
Sexta-feira, 28 de janeiro
Horário: 20h30
Local: Grande Teatro Scar (R. Octaviano Lombardi – Czerniewicz, Jaraguá do Sul – SC)
Transmissão online: canal do Youtube do FEMUSC.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)