GAY BLOG BR by SCRUFF

O filme “Benedetta”, dirigido pelo cineasta Paul Verhoeven, estreará nos cinemas de todo o Brasil nesta quinta-feira, dia 13 de janeiro de 2022. O longa-metragem Benedetta conta a história a freira católica Benedetta Carlini (Virginie Efira) que tem visões eróticas e religiosas perturbadoras. Baseado no livro “Immodest Acts: The Life of a Lesbian Nun in Renaissance Italy”, da historiadora Judith C. Brown, a trama é inspirada numa história real.

No enredo, que se passa no século XVII, Benedetta possui o dom de fazer milagres quando criança e se muda para um convento em Pescia (Toscana, Itália). Lá, acolhe Bartolomea, uma jovem que lhe implora abrigo e proteção, e as duas se tornam muito próximas, crescendo entre elas um romance conturbado, ameaçando a permanência das irmãs no convento.

“Os documentos da época mostram que o escrivão realmente escreveu coisas do tipo ‘ela beijou minhas genitais mais de 20 vezes’ ou ‘Benedetta pegou minha mão à força e a pôs sobre ela, se movendo tanto que acabou se corrompendo’”, diz Verhoeven, durante o Festival de Cannes, sobre os testemunhos de Bartolomea à Igreja Católica

“Nós não deveríamos ter medo de mostrar algo que quase todo mundo e muitas outras espécies fazem de forma regular, sexo”, diz Verhoeven. “É muito estranho que nesse período de puritanismo é normal mostrar violência, assassinatos horríveis, explosões e só o sexo ser questionado.”

"Benedetta", filme que aborda freiras lésbicas, estreia nesta quinta nos cinemas
Reprodução

Verhoeven também disse que teve mulheres nos cargos de diretora de fotografia, diretora de arte e diretora-assistente, sendo uma decisão estratégica para evitar um olhar masculino e fetichista das cinemas de amor lésbico.

Para divulgar a estreia do longa no Brasil, a distribuidora Imovision postou um vídeo no Instagram com depoimentos de cinéfilos que assistiram ao filme durante a 29ª edição do Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade, ocorrida em novembro de 2021.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"