GAY BLOG BR by SCRUFF

O curta-metragem Tea for Two foi o primeiro filme dirigido por uma brasileira trans a ser lançado no circuito comercial do país. No enredo, a obra acompanha uma noite na vida de Silvia (Gilda Nomacce), uma cineasta de meia idade em crise com sua vida e é surpreendida pela visita da ex-esposa (Amanda Lyra), que a largou há alguns anos, e conhece uma outra mulher que a fascina (Julia Katharine).

Assista ao curta na íntegra:

FICHA TÉCNICA – “TEA FOR TWO”

Lira Cinematográfca
/ COMPANHIA PRODUTORA

Lara Lima, Laila Pas
/ PRODUÇÃO EXECUTIVA

Lara Lima, Laila Pas
/ PRODUÇÃO

Cris Lyra
/ FOTOGRAFIA

Beatriz Pomar
/ MONTAGEM

Mariana Vieira, Marilia Mencucini
/ EDIÇÃO DE SOM

FESTIVAIS E PRÊMIOS

33% das mostras de cinema com temática LGBT+ não conseguiram fazer edição em 2019

Mostras com temática LGBT+ reduziram

s mostras destinadas ao universo LGBTQ sofreram uma queda vertiginosa de aproximadamente 33%eram 12, em 2018, e passaram a ser 8, em 2019. A redução dos festivais LGBTQ+ podem ser exemplificados nas dificuldades que o Festival Mix Brasil teve para ser realizado: “Ficamos esperando os cortes. E foi exatamente o que aconteceu”, conta Josi Geller, diretora-executiva do festival que acontece desde 1993.

Em virtude da perda de patrocínio e extinção de editais para cultura, o orçamento foi reduzido em 40%. Paradoxalmente, o engajamento ao festival Festival Mix Brasil foi maior dos que os anos anteriores, resultado em expressivas filas para as sessões.

Eventos e obras que dialogassem com os aspectos LGBTQ foram alvos de duras críticas por parte do governo, em diversas instâncias, tais como: um edital para TVs públicas com obras LGBTQ+ contempladas foram criticadas por Jair Bolsonaro; a ANCINE suspendeu uma verba para representação internacional de equipe de filmes de temática LGBTQ em festivais/mostras internacionais, conforme verificável com Balbi e Dias; e ANCINE cortou apoio financeiro para brasileiros divulgarem filmes em 11 festivais internacionais.

As mostras LGBT+ que ocorrem em 2019: Festival Mix Brasil (Capital – São Paulo), DIGO – Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (Goiânia, Goiás), For Rainbow (Fortaleza – Ceará), Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero (Fortaleza – Ceará), Festival de Cinema Sertão & Diversidade (Quixadá – Ceará), RECIFEST – VI Festival de Cinema da Diversidade (Recife – Pernambuco), MoDive-Se – Mostra da Diversidade Sexual de Campinas (Campinas – São Paulo) e Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina (Florianópolis – Santa Catarina).

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.