Longa ‘Retrato de uma jovem em chamas’ estreia no Brasil em janeiro

“Melhor Longa-Metragem Internacional” na escolha do público no 27º Festival Mix Brasil, o filme ‘Retrato de uma jovem em chamas’, de Céline Sciamma, estreia no circuito comercial em 09 de janeiro de 2020 no Brasil. A data foi anunciada pela distribuidora Supo Mungam Films.

O romance francês, que também foi indicado ao Globo de Ouro, foi premiado com Melhor Roteiro no Palma Queer, festival independente atribuído ao melhor filme LGBT do Festival de Cannes.

O enredo é ambientado na França de 1770. Marianne, uma pintora, é incumbida de pintar o retrato de casamento de Héloïse, uma jovem que acabara que deixar o convento. Héloïse está relutante sobre seu noivado e Marianne deve pintá-la sem o seu conhecimento. Ela a observa diariamente, para que a pinte em segredo.

A trama do filme reflete sobre o papel da mulher na sociedade e amores socialmente condenáveis. O obra também tangencia temas espinhosos, como aborto e pautas que aquecem discussões nos dias de hoje.

“É claro que há uma dimensão política, como em qualquer filme. Mas não fiz um manifesto”, explicou Céline Sciamma, que, como citou o IG, Céline é uma das primeiras signatárias do movimento 50/50 by 2020, resposta francesa ao #MeToo americano, que reivindica equiparação de gênero na indústria e nos festivais de cinema.

Portrait de la Jeune Fille en Feu / Portrait of a Lady on Fire
(No Brasil: ‘Retrato de uma jovem em chamas’)

DIREÇÃO: Céline Sciamma
PAÍS: França
ANO: 2019
DURAÇÃO: 120′
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos

Elenco/Cast: Noémie Merlant, Adèle Haenel, Luàna Bajrami, Valeria Golino
Roteiro/Screenplay: Céline Sciamma
Fotografia/Cinematography: Claire Mathon
Montagem/Editing: Julien Lacheray
Som/Sound: Julien Sicart, Valérie Deloof, Daniel Sobrino
Música/Music: Jean-Baptiste de Laubier, Arthur Simonini
Arte/Production Design: Thomas Grezaud
Produção/Production: Bénédicte Couvreur, Lilies Films

FILMOGRAFIA DE CÉLINE SCIAMMA
2014 Girlhood
2011 Tomboy
2007 Water Lilies