Mostra no RJ de fotografia e cinema com temáticas LGBTs com inscrições abertas

A intenção da mostra 'Corpos Visíveis' é promover um espaço de debate e visibilidade sobre as questões e lutas por direitos LGBTQI+

A Mostra Corpos Visíveis aposta no potencial de jovens artistas, na criação colaborativa, no diálogo e na interlocução entre saberes e mídias. Além de promover a arte, a cultura e a ocupação artístico-cultural do espaço público, o intuito da mostra é despertar o olhar do público local, dos moradores do entorno e da população do Rio de Janeiro para a importância do respeito à diversidade e do combate à LGBTfobia.

O projeto é do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, realizado pelo Coletiva DELAS e Fabriqueta com a colaboração da Fôlego Filmes. A mostra acontecerá no Parque Madureira no mês da Diversidade, no fim de semana dos dias 08, 09 e 10 de junho de 2018.

Mostra Corpos Visíveis
Mostra Corpos Visíveis

INSCRIÇÕES ABERTAS

O concurso fotográfico Estética do Invisível irá contemplar quinze obras. Cada participante poderá enviar, entre os dias 20/02 e 16/03, até três fotografias acompanhadas de título e um breve texto explicativo. O resultado será divulgado no dia 04/04, no site oficial da mostra e os fotógrafos, além da exposição, receberão R$100 por obra selecionada e terão lambe-lambes espalhados pela cidade do Rio de Janeiro durante todo o mês de maio.

Já o Cine Diversidade – gênero e sexualidade no cinema, exibirá curtas-metragens independentes a fim de contribuir para a visibilidade da produção do cinema de guerrilha. Os filmes podem ter até 20 minutos e devem ter sido produzidos em território nacional, com baixo orçamento, a partir de 2014. O anúncio dos filmes aprovados será no dia 10/04.

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 20/02 e 16/03 no site do evento.

PROGRAMAÇÃO PREVISTA
Dias 08, 09 e 10
10h às 22h – Exposições fotográficas (curadoria realizada por meio de seleção nacional de fotografias).

Dia 08
A partir das 18h – Debate de abertura + DJ + Show de abertura.

Dia 09
10h às 13h – Oficina “Ancestralidade através do AfroButoh” e Oficina “A arte Drag”.
14h às 16h – Sessão especial da Mostra de cinema Cine Diversidade, seguida de batepapo
com os realizadores (curadoria realizada por meio de seleção nacional de filmes
independentes).
14h às 20h – TAPA: Feira de cultura e moda afirmativa + roda de rimas e poesias feminina Slam das Minas + Roda de samba de mulheres
19h15 – Performance “A cada 25 horas”
19h30 – Espetáculo Teatral “Pineal: ritual cênico”.

Dia 10
10h às 13h – Oficina “Mergulho experiencial no feminino” e Oficina de Stiletto / Gaymada e
Futebol Feminino.
14h às 20h – TAPA: Feira de cultura e moda afirmativa + Desfile performático com os artigos da Feira + DJ.
19h15 – Performance “A cada 25 horas”
19h30 – Espetáculo Teatral “Dandara através do Espelho”.

Anúncios