GAY BLOG BR by SCRUFF

Em setembro de 2016, o tradicional Colégio Pedro II, escola federal fundada em 1837 no Rio de Janeiro, oficialmente aboliu uniformes masculino x feminino. Na prática, o uso de saias está liberado para os meninos.

Colégio Pedro II, no Rio, libera saia para meninos (foto:LPMnews) saias
Colégio Pedro II, no Rio, libera saia para meninos (foto:LPMnews)

Em 2014, estudantes fizeram um “saiato”, depois que uma aluna transexual vestiu a saia de uma colega e teve de trocar o uniforme. Em maio de 2016, o Pedro II passou também a adotar na lista de chamada o nome social escolhido por alunos e alunas transexuais.

Repórter do jornal Extra sai às ruas com uniforme 'feminino'. Foto: GuilhermePinto
Repórter do jornal Extra sai às ruas com uniforme ‘feminino’. Foto: GuilhermePinto

Major Fabiana (PSL), deputada eleita pelo partido de Jair Bolsonaro, quer proibir alunos ‘homens’ a usarem saia dentro do colégio alegando que “essa falta de limite mínimo de autoridade reflete em comportamentos e traz resultados desagradáveis para os pais. O uso da saia acaba influenciando um adolescente ou pré-adolescente que esteja querendo se inserir em determinado contexto e molda a personalidade desse jovem no futuro. Escola não é lugar de se discutir ideologia de gênero, mas de estar com livro debaixo do braço”.

Reitor que soltou a portaria há dois anos, o reitor Oscar Halac  afirmou que “não se trata de fazer ou não distinção de gênero. Trata-se de cumprir resolução do Conselho Nacional de Combate à Discriminação LGBT (órgão ligado ao Ministério da Justiça). Eu apenas descrevo as opções de uniforme; deixo propositalmente em aberto, para o uso de acordo com a identidade de gênero”.

Alunos trajando saias para abordar identidade de gênero em “Malhação”

Com informações do Dia, Globo e Extra.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.