De férias no Recife (PE), o colunista Eliseu Neto e o namorado, Ygor Higino, chamaram um carro pelo aplicativo 99 no último sábado, 04. E deste fato surge uma nova luta contra a homotransfobia.

“Estávamos dentro do carro e o motorista do aplicativo nos mandou descer, que não queria ‘aquilo’ dentro do carro. Quando eu fui tirar foto da placa do carro para reportar ao aplicativo/empresa, o motorista disse que chamaria a polícia”, relata Eliseu.
E a história ainda não acabou: “De forma surreal, o policial já chegou de modo agressivo. Pedi para que ele se acalmasse e se identificasse. A resposta foi um empurrão. Levantei e disse que ele não poderia tratar NINGUÉM daquela forma. Fui empurrado novamente. Foi uma cena surreal”.
Aqui está a placa PEA -1899 do @voude99 . O motorista que nos pediu para sair do carro por sermos um casal gay e chamou a polícia quando viu que fotografei a placa. pic.twitter.com/lUXSR0zZ13
— Eliseu Neto (@eliseuneto) January 4, 2020
É inacreditável estar de férias e sofrer lgbtfobia da PM do @PSBNacional40 . Vou aguardar realmente uma posição. pic.twitter.com/l6gJ9uwlDc
— Eliseu Neto (@eliseuneto) January 4, 2020
Eliseu Neto entrou em contato com a empresa do aplicativo e com a Polícia Militar. Via Twitter, o app 99 respondeu:
“Olá, Eliseu! Sentimos muito por toda essa situação. Nossos serviços são voltados para todes as pessoas, independente de raça, gênero, cor, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou classe social. A atitude do motorista não foi de acordo com nossas diretrizes e nem com o que aceitamos e acreditamos. Sendo assim, estamos à disposição por DM para que você nos envie seus dados cadastrados no app. Também dispomos de uma Central de Segurança funcionando 24 horas, com um time especializados em casos especiais. O número de contato é o 0800-888-8999. Pode nos contatar por onde se sentir mais confortável. Esperamos que casos como o seu não voltem a ocorrer, seja com você ou qualquer outre usuárie de nossa plataforma. Estamos disponíveis para ajudá-lo nesse caso. Trabalhamos para que todes se sintam confortáveis e segures em nossas corridas. Não deixaremos esse tipo de atitude passar. Estamos com você! Reiteramos que esse tipo de atitude não é aceito pela 99. Seguimos com todas as informações repassadas à você em nosso contato e informamos que, após análise, o motorista foi descredenciado do app. Estamos à disposição e desejamos melhores momentos à você e seu namorado”, escreveram no sábado.
“Temos muita luta pela frente. Se isso acontece comigo, cheio de privilégios, imagina o quanto isso acontece com quem não tem como reagir”, diz Eliseu.

ÓRGÃOS COMPETENTES DE PERNAMBUCO ACOMPANHAM O CASO
A denúncia não ficou apenas nas redes sociais. O caso também está sendo acompanhado pelas emissoras SBT, Record e Globo. Maxwell Vignoli, Promotor de Justiça de Recife, se dispôs a assumir a denúncia contra o policial. Vignoli é conhecido pela atuação na garantia de direitos LGBTI no Ministério Público. Em 2017, o Promotor também tomou frente no caso da estudante recifense Daniela Martins, vítima de ameaças nas redes sociais após postar uma foto de biquíni.
Também estão acompanhando o caso a Coordenadoria LGBT do estado de Pernambuco e a AMAPE – Associação dos Motoristas de Aplicativos de Pernambuco.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
[…] ativista LGBT e colunista do GAY BLOG BR, Eliseu Neto e seu namorado, Ygor Higino, foram vítimas de homofobia em janeiro deste ano em uma viagem a Recife. Na ocasião, eles […]