GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: English Español

Foi durante a pandemia que o economista catarinense Gean Duarte (34) percebeu que sua experiência de vida poderia também empoderar outras pessoas LGBTQIA+. De origem humilde, Gean conta que veio da extrema pobreza e que, através da educação financeira, hoje pode se orgulhar de sua trajetória. Além de compartilhar o seu dia a dia e aprendizados nas redes sociais, o economista desenvolveu um método educacional nomeado de “Bixa Rica”.

“Cresci em Sombrio, no interior de Santa Catarina. Tenho quatro irmãos e éramos extremamente pobres antes de a minha mãe ser efetivada como funcionária de serviços gerais na escola do município. Posteriormente, passamos a ser somente pobres, porque pelo menos tínhamos comida garantida”, relembra o economista.

“Sempre fomos muito batalhadores, até porque não tínhamos outra opção. Com 18 anos, me esforcei até conseguir entrar para a universidade, até que ganhei uma bolsa de estudos pelo PROUNI e comecei a cursar Economia. Minha mãe faleceu quando eu tinha 19 anos e a única opção que eu tinha era correr atrás de organizar as minhas finanças ou passar perrengue”, conta Gean.

Gean Duarte - Reprodução
Gean Duarte – Reprodução

Formado em 2010, em Economia, pela Universidade de Criciúma (UNESC), Gean Duarte conta ter validado a Educação Financeira em sua própria vida e vem inspirando, através da internet, outros LGBTs a superarem dificuldades e interseccionalidades diversas.

“Não podemos negar que o preconceito e a discriminação nos afastam de determinados ambientes, que são tomados por homens héteros. Porém, chegou a hora de assumirmos o protagonismo e mostrar que podemos entender e atuar em qualquer área”, avalia o criador do “Método Bixa Rica”.

O economista atualmente é uma "Bixa RIca" - Reprodução/Instagram
O economista atualmente é uma “Bixa RIca” – Reprodução/Instagram

MÉTODO BIXA RICA

Além de compartilhar dicas e relatar suas experiências em suas redes sociais, Gean Duarte criou o “Método Bixa Rica” para motivar a aceleração rumo à liberdade financeira. Com o total de sete módulos, o economista ensina planejar as finanças para fazer sobrar dinheiro, ensina o aluno a investir de acordo com seus objetivos,  aborda a importância do empreendedorismo e disponibiliza ferramenta para gestão de negócios, fala sobre como planejar viagens e orienta o aluno a repensar o seu padrão e estilo de vida.

“Eu sou economista e empreendedor com mais de 10 anos de formação e experiência. Criei o Bixa Rica com o propósito de aproximar a população LGBTQIA+ da Educação Financeira e do Empreendedorismo, pois acredito que todos nós deveríamos ter acesso a estes conhecimentos na escola”, sinaliza.

Além de disponibilizar suporte, material de apoio e lista de exercícios, a dinâmica do método criado por Gean consiste na evolução financeira em uma rota de quatro etapas, sendo elas “Bixa Endividada”, “Bixa Pobre”, “Bixa Rica” e “Bixa Milionária”. Ele explica:

“Na fase ‘Bixa Endividada’, é quando não se consegue guardar nada do que recebe, vive para pagar boletos e juros das dívidas. Já na ‘Bixa Pobre’, é normal passar por algumas restrições financeiras, mas o foco é construir a Reserva de Emergência para não passar mais perrengues na vida. A etapa ‘Bixa Rica’ é mais gostosa, porque é quando começamos a tirar nossos sonhos da mente e realizá-los junto ao planejamento financeiro. E, a última, ‘Bixa Milionária’, os rendimentos dos investimentos são suficientes para pagar o custo de vida, onde só trabalhar só por prazer e propósito”.

Método criado por Gean consiste na evolução financeira numa rota de quatro etapas

Atualmente na escala “Bixa Rica Level 3” de seu método Método Bixa Rica, Gean conta que iniciou como uma “Bixa Pobre Level 1” e que já tem data prevista para se tornar uma “Bixa Milionária”, segundo sua projeção na “Planilha Bixa Milionária”.

Duarte também deixa claro que não existem fórmulas mágicas e investimentos milagrosos: “O Método Bixa Rica é um guia completo para aprender, de uma vez por todas, a dominar suas finanças e evoluir na rota da vida financeira. Porém, é preciso fazer a sua parte e respeitar as etapas e o processo. Muitos dos meus alunos descobriram um mundo de possibilidades e oportunidades, e hoje têm uma vida tranquila em relação às suas finanças porque se dedicaram e buscaram aplicar o conhecimento adquirido através do Método”.

“O Bixa Rica acredita que a solução para muitos dos problemas sociais é a Educação, pois o conhecimento é a arma mais poderosa que existe. Por isso, os projetos desenvolvidos em parceria com os alunos e os recursos destinados às entidades contribuirão diretamente na diminuição da desigualdade social e, consequentemente, no combate à homofobia e preconceito”, finaliza.

Para as pessoas interessadas no “Método Bixa Rica”: https://bixarica.com.br/metodo/. No Instagram, o economista mantém o perfil @geanduarte.

Gean Duarte – Reprodução



This article is also available in: English Español

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"