GAY BLOG BR by SCRUFF

A animação “Flee”, do cineasta dinamarquês Jonas Poher Rasmussen, entrou para a história do Oscar. Pela primeira vez na história da premiação um filme é indicado ao mesmo tempo nas categorias de “Melhor Documentário, “Melhor Animação” e “Melhor Filme Internacional’. As informações são do O Globo.

Flee (Foto: Reprodução)

“Flee” já vinha chamando a atenção de críticos, desde que estreou no Festival de Sundance, no ano passado, onde ganhou o “Grande Prêmio do Júri”. A animação de Rasmussen também conquistou o “Grande Prêmio Crystal” do Annecy Festival, considerado o Oscar da animação. Além disso, venceu as categorias de “melhor animação” e “melhor documentário” no Prêmios do Cinema Europeu, também em 2021.

A animação foi construída a partir de uma conversa do diretor com um amigo, que no filme ganha o pseudônimo de Amin Nawabi. O homem, de 36 anos, está prestes a casar com o seu noivo. No entanto, ele precisa revisitar seu passado para mostrar ao companheiro quem de fato era antes de se tornar um acadêmico de sucesso.

(Foto: Reprodução)

Antes da projeção internacional com “Flee”, Rasmussen já havia dirigido outros três documentários: “Noget om Halfdan“,  sobre o poeta dinamarquês Halfdan Rasmussen (1915-2002), de 2006; “Searching for Bill“, que aborda a busca de um homem pelo sujeito que roubou seu carro, de 2012; e “Det han gjorde“, que trata sobre a trágica morte do escritor Christian Kampmann (1939-1988), de 2015. 

No Oscar, que está previsto para acontecer no dia 27 de março,”Flee” vai competir a “Melhor Filme Internacional” com “Drive My Car” (Japão), “A felicidade das pequenas coisas” (Butão), “A mão de Deus” (Itália) e “A pior pessoa do mundo” (Noruega).

Na categoria de “Melhor Animação” ele disputa com “Encanto”, “Luca”, “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas” e “Raya e o último dragão”. Já a “Melhor Documentário” concorrem com “Flee” as produções “Acension”, “Attica”, “Summer of Soul (…ou Quando A Revolução Não Pôde Ser Televisionada)” e “Writing with fire”.

Assista ao trailer de “Flee”




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)