GAY BLOG BR by SCRUFF

O Tribunal Constitucional do Kuwait declarou, neste dia 16 de fevereiro, que a lei que criminaliza a “imitação do sexo oposto”, que na prática deixa na ilegalidade as pessoas trans, é inconstitucional. A Anistia Internacional enxerga a decisão como um avanço para os direitos das pessoas trans no Oriente Médio.

O processo se iniciou há dois anos graças ao advogado Alí Al Arian, que se manifestou contrário a lei que levou à prisão várias pessoas trans. “O Tribunal Constitucional decidiu a favor do nosso cliente por considerar que o artigo 198 do Código Penal era inconstitucional”, anunciou Al Arian no Twitter. “A lei está invalidada e a criminalização da imitação do sexo oposto abolida”, acrescentou.

O Tribunal Constitucional entendeu a legislação do Kuwait violava a “liberdade individual”. “A lei era muito ampla e excessiva. Nos defendemos apresentando argumentos constitucionais e médicos”, explicou o advogado à AFP.

“As autoridades do Kuwait devem velar agora para que o artigo 198 seja totalmente abolido”, destacou por sua vez Lynn Maluf, diretora adjunta da Anistia Internacional para o Oriente Médio e a África do Norte, pedindo também que o Kuwait acabasse “imediatamente com as detenções arbitrárias de pessoas transgênero”.

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

“Todas as pessoas presas injustamente em virtude do artigo 198 devem ser libertadas agora, inclusive Maha al Mutairi”, acrescentou, se referindo a uma mulher trans condenada a dois anos de prisão em outubro de 2021.

Kuwait considera inconstitucional lei que criminalizava pessoas trans
Reprodução

DIREITOS LGBT NO KUWAIT

A homossexualidade como um “todo” não é especificamente proibida, mas os homossexuais podem ser processados no Kuwait de acordo com a lei da “libertinagem”, sendo processadas com regularidade pelo governo. Além disso, eles sofrem com o estigma e o preconceito da população.

O artigo 193 do Código Penal pune as “relações sexuais consensuais entre homens maiores de idade (21 anos)” com pena de prisão até sete anos. O artigo 198 proíbe a imoralidade pública, sendo este designado para oprimir os outros LGBTs.

Devido a forte repressão e o grande conservadorismo, não há nenhum movimento LGBT ou uma instituição de caridade que visa trabalhar diretamente com os LGBTQIA+.




GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente