Este artigo também está disponível em:
Español
A Tectoy, representante oficial da SEGA aqui no Brasil e famosa por distribuir os videogames Master System e Mega Drive nos anos oitenta e noventa, divulgou em suas redes sociais uma homenagem ao dia do orgulho LGBTQIA+ comemorado neste dia 28 de junho, utilizando uma imagem do Sonic, o eterno mascote da empresa.
https://www.facebook.com/tectoyoficial/photos/a.519567654729773/3320197648000079/?type=3&xts%5B0%5D=68.ARC2yNp25r1Bwin4gD2miqW1EJXWZPMFhtQ7g4vXZ72x1vMu-Jnpkv0k-w7vHymMmPtJzfa2CpJJgq9LPhvw_YA8zMX9auSHEtmXmtN1ubYMCNCUg8OhW1cOK_W97NLSMZOGQWgvPlmdPWXLwFgMBvyUQgQ8vM4folIU5PRlC1cZxu9BpfHj_VffuuoakXtHhsuYRIXJfSgdvaXMQqGxpXxns2qb-teivGv8vOhS3AKYbIpz5SRavYKGROVH-qeDzS9KfVz2cIyayCQaaW6SIgQxAfWSLGblUid2nlJc0HbiiDyuhCf-VXk5i1ysBxq0oQ-dfN78C2ykGG-mwHcZ_ZZrRw&tn=-R
“Feliz Dia Internacional do Orgulho Gay! A Tectoy levanta a bandeira em comemoração à diversidade e da inclusão não apenas na sociedade, mas também nos videogames. Só orgulho!” – diz o post oficial da Tectoy.
Além da Tectoy, a própria SEGA já se posicionou favorável ao mês do orgulho LGBT no início do mês, trocando sua tradicional cor azul para as cores do arco-íris.

A empresa é considerada uma das que mais apoiam os LGBTs dentro do mundo dos games. Em 2019, durante relançamento do jogo “Yakuza”, a SEGA decidiu remover conteúdos que poderiam ser considerados homofóbicos presentes no jogo original. Segundo o produtor da série, Daisuke Sato, ao conversar com o canal MCV, o pensamento de dez anos atrás é muito diferente do de hoje:
“Há problemas técnicos [a serem corrigidos], mas também há conteúdos que precisam ser modificados porque eles não se aplicam ao pensamento moderno. O primeiro jogo [de Yakuza] já tem dez anos, e naquela época a percepção da comunidade LGBTQ era diferente de hoje.”
Vale dizer que no ano passado, a subsidiária da SEGA, Hardlight, aproveitou o dia internacional contra a homofobia, bifobia e intersexismo para colocar uma foto do Sonic junto com a bandeira LGBT.
Never look back! Have no regrets!
Happy International Day Against Homophobia, Biphobia, Intersexism and Transphobia! 🏳️🌈
Everyday we stand with all of our LGBTIQ+ friends and family but today we wave the pride flag a little bit harder in celebration of diversity!#IDAHOBIT pic.twitter.com/RtIhcNf20r
— SEGA HARDlight (@SEGAHARDlight) May 17, 2019
Compre roupas personalizadas do Sonic e seus amigos na Loja das Pocs.
O SONIC É GAY?
No dia 6 de março de 2020, noticiamos aqui no GAY BLOR BR esclarecendo uma grande polêmica: o Sonic, personagem mais icônico da SEGA, é gay ou não? A jornalista britânica Helen Ashcroft publicou em 19 de fevereiro, que o i personagem dos games, Sonic, é ou se tornaria um ícone LGBTQI+, dando uma série de razões pelas quais ele deveria ser, rendendo uma grande polêmica dentro da comunidade.
A postagem original veio no site The Gamer. “Apesar do Sonic está em nossos jogos e em nossos corações há mais de 30 anos, ainda há muito que não sabemos sobre o azulão coletor de anéis, como sua sexualidade. Isso nos fez considerar a real possibilidade de que o Sonic poderia – e acreditamos nisso – que ele é gay”.
Ashcroft argumenta que o Sonic nunca demonstrou interesse amoroso na Amy Rose, personagem declaradamente apaixonada por ele. Apesar disso, ele demonstra um afeto por ela no nível da amizade, o que poderia indicar a típica amizade do “melhor amigo gay”. Outro argumento é de que o Sonic e o Tails poderiam ser mais do que “melhores amigos”, e que o menino-raposa fica, de fato, sempre ao lado do mascote em todos os momentos.
A própria relação do Sonic com o Knuckles é colocada em pauta, mostrando que ambos os personagens podem ter uma relação homoerótica. “A comunidade LGBTQ+ ainda é pouco representada e a apresentação de relações homossexiais em todos os lugares como normal, válida e tão comum quanto a heterossexual é vital para combater a intolerância e a homofobia.

Um ícone tão amado como o Sonic poderia fazer grandes coisas para a comunidade, que infelizmente, ainda sofre de perseguição e bullying. Além disso, por um outro ponto de vista, traria incríveis pautas. SEGA está realmente perdendo publicidade por não seguir um caminho tão claro em sua frente”
Evidente que todos nós, membros da comunidade LGBTQIA+, amamos ver a representatividade em todas as mídias e um personagem tão popular quanto o Sonic seria excelente para ajudar na desconstrução da homofobia. No entanto, pesquisando um pouco mais sobre o personagem, é fácil concluir que ele não é. Nos jogos de videogame, ele inicialmente teria uma namorada humana chamada Madonna, algo eventualmente descartado pela SEGA dos Estados Unidos, e ele também teve um romance com uma outra humana: Elise.
Nas histórias em quadrinhos e desenhos animados ele tem um romance com a personagem Sallly Acorn e, ao longo das publicações, ele também já teve “crushes” em diversas outras personagens femininas. O mesmo vale para o Knuckles, que nos games demonstra interesse romântico nas personagens Rouge the Bat e Shade the Echidna, e o próprio Tails, que fez par com a Cosmo no desenho Sonic X.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
[…] lembrar que a representante da SEGA aqui no Brasil, a Tectoy, também comemorou o Dia Internacional do Orgulho Gay em 2020 com uma imagem do […]