O que é ‘Sugar Daddy’ e o que ele tem a ver com indústria de açúcar

O termo se popularizou no Brasil, inclusive há sites como o Universo Sugar, que conecta daddies com pessoas que desejam obter patrocínio no relacionamento

Sugar Daddy (‘papaizinho de açúcar’, em tradução livre) é termo usado para se referir a homens mais velhos e bem-sucedidos que bancam financeiramente seus cônjuges, geralmente mais jovens. O conceito deste tipo de relacionamento não é novo. A expressão surgiu em 1908, com o casamento de um homem de 51 anos com a jovem de 27 anos.

Adolph Bernard Spreckels era um empresário rico e poderoso dos Estados Unidos, dono de uma refinaria de açúcar na região da Califórnia. Fundada em 1899 pelo ferroviário Claus Spreckels, a Spreckels Sugar Company, durante muitos anos, controlou grande parte do mercado de açúcar do mundo. Com a morte de Claus em 1908, seu segundo filho tornou-se presidente da empresa.

A refinaria. Foto: Online Archive Califórnia
A refinaria. Foto: Online Archive Califórnia

O então magnata do açúcar, Adolph, se encantou pela bela e jovem Alma de Bretteville, 24 anos mais nova. Extravagante e ousada, a jovem, que havia abandonado a escola aos 14 anos, trabalhava como modelo. E foi aí que os americanos adotaram o termo “sugar daddy” para classificar como patrocinador e patrocinado em termos morais e sociais.

sugar daddy Alma de Bretteville e Adolph Bernard Spreckels Online Archive Califórnia
Alma de Bretteville e Adolph Bernard Spreckels. Foto: Online Archive Califórnia

NO BRASIL

Nos últimos anos, criou-se um mercado em torno de pessoas que buscam um relacionamento benéfico para ambos, onde dinheiro não é um tabu. Diversos sites de relacionamentos especializados no segmento surgiram, prometendo efetividade e benefícios para ambas as partes. Aqui no Brasil, um exemplo de rede social é o Universo Sugar, que promove a união dos interessados.

A diferença entre esse tipo de relação e as relações tradicionais pode estar no imediatismo das condições acordadas. Os casais que aderem a esse tipo de ralação ficam totalmente cientes do seu papel e das expectativas do parceiro. Ou seja, para a relação funcionar, o Sugar Daddy deve ser generoso financeiramente com o Sugar Baby.