GAY BLOG BR by SCRUFF

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) apresentou um Projeto de lei para que se preserve o respeito e a dignidade das pessoas LGBTQIA+ em asilos, modificando o Art. 49 da Lei 10.741/2003, referente ao Estatuto do Idoso, que passaria a ser redigido como “V – observância dos direitos e garantias individuais das pessoas idosas, com tratamento digno, respeitoso e isento de quaisquer formas de discriminação”.

O projeto também prevê a modificação do Art. 50, que ganharia: “XVIII – oferecer ambiente de respeito e tratamento isonômico, garantindo a preservação da dignidade das pessoas idosas em todas as situações, independentemente de origem, raça, sexo, cor, orientação sexual ou identidade de gênero.”

Alexandre Frota apresenta projeto para LGBTQIA+ idosos
Reprodução

Frota propôs as alterações na lei porque, segundo ele, “há inúmeros relatos de abusos, violência e maus tratos contra esse segmento da população”.

“Em que pese a existência de uma legislação nacional voltada para a proteção das pessoas idosas, há inúmeros relatos de abusos, violência e maus tratos contra esse segmento da população. Essa violação de direitos mostra-se ainda mais
evidente no que tange a lésbicas, gays, bissexuais e transexuais idosos.

Negligência, violência psicológica, violência física e abuso financeiro, que, segundo o Ministério da Justiça, são os casos mais numerosos relatados ao Disque 100, mostram-se ainda mais preocupantes entre os LGBTs, os levando, por exemplo, a estarem mais propensos a sofrer de depressão, como indica uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), recentemente apresentada pela psiquiatra Carmita Abdo durante o Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, realizado em Belém/PA”

O projeto de Alexandre Frota também se baseia na pesquisa citada para argumentar que esse mal atinge de forma mais direta as pessoas idosas LGBTs quando comparada aos idosos heterossexuais, sendo 24% das lésbicas, 30% dos homens gays, contra 13,5% de heterossexuais.

“Com a finalidade de garantir às pessoas idosas LGBTs a preservação da sua identidade de gênero e orientação sexual, contamos com o apoio dos ilustres Pares para a aprovação do presente projeto de lei.”

Leia a proposta inteira aqui

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".