GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: English Español

Em Joinville, o casal Felipe Alves e Diógenes Machado, ambos de 27 anos, abriram o estabelecimento “Barbiearia“, que tem como foco ser uma barbearia que atenda o público LGBTQIA+ – mas também atendem, sem preconceito, pessoas heterossexuais.

“Nosso foco é fazer com que as pessoas se sintam acolhidas” – diz Felipe ao canal O Município Blumenau. “Criei o hábito de frequentar barbearias. Mas cada vez era pior. Barbearias são ambientes tóxicos e homofóbicos. Eu como gay, sentia uma diferença bem grande na forma que o barbeiro me tratava quando percebia que eu era gay” – continuou, acrescentando que começou a manter a barba grande e que seus amigos, também gays, passavam por situações constrangedoras semelhantes.

Reprodução

Felipe, que trabalha como maquiador, disse que também não se sentia muito a vontade em trabalhar com salões de beleza tradicionais. Em maio de 2020, ele e o namorado, que é analista de sistema, começaram a conversar sobre negócios e ambos tiveram a ideia de abrir uma barbearia LGBTQI+, que surgiu em 11 de julho de 2020.

“Foi tudo feito por nós mesmos, contratando apenas o eletricista” – explica Felipe.

Diógenes e Felipe
Diógenes e Felipe – Reprodução

O público da Barbiearia é variado, incluindo mulheres que dizem que não são atendidas em outras barbearias. “Tem bastante casal heterossexual que vem aqui. Enquanto a mulher corta o cabelo, o homem faz a barba”, exemplifica.

O local acabou viralizando no Twitter recentemente quando um usuário compartilhou a imagem, rendendo 94 mil curtidas, 6 mil compartilhamentos e 900 comentários.

“Estou amando bastante. Tanto por ver as pessoas valorizarem quanto por influenciar profissionais da área. E isso também mostra para a gente o quão importante tem sido nosso trabalho para nossa comunidade”. 

barbiearia_jlle
Barbiearia – Reprodução/Instagram

JOINVILLE PRECISA SER MAIS FRIENDLY

Em setembro de 2020, o casal passou por uma situação constrangedora no condomínio onde morava por estarem andando de mãos dadas. Na ocasião, ele recebeu um bilhete de um vizinho pedindo “respeito”. O maquiador se manifestou no grupo do condomínio e recebeu mensagens de apoio dos vizinhos, mas nunca descobriu quem foi que enviou o bilhete, mas para ele, isso reforça ainda mais a importância da Barbiearia.

A Barbiearia fica na Rua Videira, 23, no bairro Iririú, em Joinville, Santa Catarina. No Instagram e no Twitter está sob o user @barbiearia_jlle.

This article is also available in: English Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF possui mais de 15 milhões de usuários no mundo todo. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. Baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"

1 COMENTÁRIO