GAY BLOG BR by SCRUFF

Segundo informações apuradas pela Variety em um artigo deste dia 18 de março, um beijo lésbico que ia ser retirado do filme de animação “Lightyear“, da Disney Pixar, voltou a ser incluído após protestos de funcionários.

A polêmica se deu porque a Disney foi acusada de financiar parlamentares que apoiam um projeto de lei conhecido como “Don´t Say Gay” (Não Diga Gay), da Flórida, que planeja proibir que as escolas debatam assuntos como orientação sexual e identidade de gênero. Caso a lei seja aprovada, os pais poderão processar a instituição de ensino e o professor que descumprir a lei.

Após protestos de funcionários da Pixar, beijo lésbico retirado de animação da Disney é reinserido
Reprodução

Após o projeto de lei, os executivos da Disney foram acusados, no dia 9 de março, pelos funcionários de estarem censurando cenas consideradas “abertamente gays” em uma carta aberta divulgada ao público. Foi nesse contexto que um beijo entre duas mulheres seria cortado do “Lightyear“, mas os executivos mudaram de ideia.

Nós da Pixar testemunhamos pessoalmente belas histórias, cheia de personagens diversos, retornarem das revisões de executivos da Disney reduzidas e migalhas do que eram originalmente. Mesmo que a criação de conteúdo LGBTQIA+ fosse a resposta para reverter leis discriminatórias no mundo todo, nós estamos sendo impedidos de criá-los“, disse a carta assinada pelos funcionários da Pixar.

Depois que a carta veio a público, o CEO da Disney, Bob Chapek, afirmou que tudo foi um mal entendido, já que a companhia estava “trabalhando nos bastidores” para convencer os senadores da Flórida a vetarem a lei, e que a abordagem inicial “mesmo bem intencionada, não foi efetiva”.

Para remediar a situação, Chapek declarou que vai doar US$ 5 milhões a instituições de apoio à causa LGBTQIA+ e se comprometeu a conversar com o governador da Flórida, Ron DeSantis, para discutir a lei. No entanto, Chapek foi enfático de que ele era contrário ao projeto de lei, mas que passará a tornar publicamente uma posição mais dura contra sua aprovação.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"