GAY BLOG BR by SCRUFF

A drag queen Rita Von Hunty é a convidada do programa “As Pensadoras” que ocorrerá no próximo dia 19 de junho, às 16h. Abordando pautas relacionadas ao feminismo, o encontro também vai abordar o trabalho de Hunty na defesa da educação como ferramenta de emancipação e na luta contra estereótipos que circundam o mundo das drag queens. A conversa é aberta ao público e será transmitida pelo canal do YouTube de “As Pensadoras”.

As Pensadoras são uma Escola, Comunidade e Editora que busca oferecer formação feminista e estudo do pensamento de mulheres guiados por mulheres intelectuais. O projeto alinha-se a uma proposta de pedagogia feminista, cuja prática estabelece o diálogo interdisciplinar comunitário e promove a formação de pensamento emancipatório, abordando temas como gênero, violências contra mulher, ecofeminismo, feminismo negro e teologia feminista. Mais de 7 mil cursistas de 14 países participaram dos cursos, workshops, oficinas, fórum, bate-papos e oficinas promovidos pela Escola até o momento.

Reprodução

Com base na Escola, são desenvolvidas as ações da Editora As Pensadoras, que objetiva ampliar o espaço para publicações produzidas por mulheres e democratizar o acesso às produções, e da Comunidade As Pensadoras, grupo de associadas que se unem para formar um espaço plural, coletivo e interdisciplinar antipatriarcal e antirracista.

Rita von Hunty é a persona drag queen criada pelo ator e professor Guilherme Terreri Lima Pereira. Ganhador do POC AWARDS 2020 na categoria “Porta-Voz” pelo voto popular, ele concedeu uma entrevista para GAY BLOG BR explicando as origens do seu canal.

“Eu não sei se ele começa como “um canal de receitas culinárias com pitadas de política”. O canal começa como um canal de culinária vegana, apresentado por uma drag queen, entrevistando outras drag queens e pessoas influentes no meio LGBT. Sempre foi um programa político, né? Esse sempre foi o prato principal. Mas a transição para outro formado, explicitamente mais conteudista, mais voltado à ideia educação, acontece de forma orgânica, conforme há um acirramento da conjuntura, conforme eu percebo que existe uma carência, uma necessidade maior desses debates. Eu vou me propondo a fazê-los. E houve um fato e um momento específico para essa “virada”, que foi quando eu peguei um ônibus, um circular da USP, e as meninas sentadas à minha frente estavam falando que detestavam política, que não aguentavam mais as pessoas falando de política, que estavam cansadas. E eu fiquei pensando: “Se elas estão usando um ônibus, se elas estudam em uma universidade pública, elas deveriam amar política. Tudo delas depende disso”. Então, a questão primeira é essa, né? É impossível ser apolítico sem ser um grandessíssimo privilegiado pelo sistema ou um grandessíssimo alienado, transformado em massa de manobra.”

"As Pensadoras" batem papo com Rita von Hunty em live especial de aniversário
Reprodução

Join our community of 15+ million guys

Find guys looking for the same thing with SCRUFF Match. Volunteer to be a SCRUFF Venture Ambassador to help out guys visiting your home city. Search an up-to-date agenda of the top parties, prides, festivals and events. Upgrade your game with SCRUFF Pro and unlock 30+ advanced features. Download SCRUFF here.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"