GAY BLOG BR by SCRUFF

O bispo de Rio Preto, Dom Tomé Ferreira da Silva, renunciou ao governo pastroal da Diocese de São José do Rio Preto, que ocupava desde 2012, após um vídeo circular nas redes sociais em que ele se masturba em uma ligação com outro homem. As informações são da Veja.

Em nota emitida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro e Secretário Geral da CNBB, D. Joel Portella Amado, apenas informou que o Papa Francisco aceitou a renúncia de Tomé, e que seu posto será ocupado por Dom Moacir Silva.

Em 2018, ele foi acusado pelos bispos da cidade de omitir escândalos sexuais ocorridos na Igreja e, já nessa época, o próprio já teria trocado mensagens íntimas com um jovem não identificado.

Bispo de Rio Preto renuncia após vazamento de vídeo íntimo com homem
O bispo Dom Tomé Ferreira da Silva já era alvo de outras acusações nos bastidores da Igreja Católica (Reprodução)

Em 2015, ele também teria se envolvido com seu motorista e sacado grandes quantias em dinheiro da conta da diocese para encaminhar ao amante. O caso repercutiu na cidade e o Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, chegou a ir à cidade se reunir com os religiosos.

Na ocasião, Odilo afirmou por uma nota: “Naquela ocasião, além de conversar com o próprio bispo, também tive contato com outras pessoas (bispos, padres e leigos), e pude constatar a inconsistência das suspeitas ou acusações contra o bispo de São José do Rio Preto, divulgadas por autores de falsa identidade, ou de maneira anônima”.

Relato de padres da região dizem que o bispo se sentia perseguido. Em abril, durante a homilia em uma missa, Dom Tomé se queixou que os paroquianos deixaram de repassar o valor de R$ 932 mil à diocese. Nessa ocasião, o bispo teria contratado até mesmo detetives particulares para seguir seis clérigos locais.

Procurado pela Veja, o ex-bispo não se pronunciou sobre o assunto.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"