GAY BLOG BR by SCRUFF

A professora trans Duda Salabert (PDT), foi alvo de transfobia durante a posse de seu cargo como vereadora de Belo Horizonte por parte do vereador Wesley Autoescola (PROS). Isso aconteceu quando Wesley parabenizou a professora Marli (PP), afirmando que ela foi a mulher mais votada para o cargo nas eleições da cidade, com 14.496 votos.

“Quero aproveitar este momento, até mesmo como um dos líderes da frente cristã, e dar parabéns especial à vereadora mais bem votada desta legislatura, uma professora que, realmente, deixou legado muito grande por onde ela passou e trouxe esta votação que surpreendeu muitos. Então, quero parabenizar a Professora Marli” – disse.

Duda Salabert teve o dobro de votos da Marli, totalizando 37.613, o que faz dela a vereadora mais votada. A provocação de Wesley é considerada um claro ato de transfobia, pois desconsidera o fato de Salabert ser mulher por ela ser transgênero.

Quando a vereadora trans teve a palavra em plenário, ela aproveitou para dizer que espera que a Casa não volte a aparecer nas páginas policiais dos jornais, mas não citou nomes.

Duda Salabert sofre transfobia ao tomar posse como vereadora em Belo Horizonte
Reprodução

“Pela primeira vez nessa cidade, uma mulher travesti, transexual é eleita. Estamos fazendo história, sendo a vereadora e professora mais votada da História desse município. Espero que essa Casa não volte a figurar nos jornais nas páginas policiais, porque transfobia é crime e um crime inafiançável”, disse a vereadora. “Espero que nenhum vereador saia dessa casa preso por racismo ou transfobia. Como cristã, como evangélica, me coloco também a serviço da bancada cristã, para gente fazer um exercício daquilo que Cristo nos ensinou, que é o respeito e o amor, e não o ódio, a intolerância e o crime”, acrescentou.

Ela decidiu não prestar queixa a polícia, dizendo que acha que o momento é oportuno para que as pessoas reflitam sobre suas falas: “É preciso usar o espaço da Câmara Municipal para a construção de políticas públicas, e não para reprodução de preconceitos” – concluiu.

Com informações de O DIA e Estadão

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".

2 COMENTÁRIOS

  1. […] Vale lembrar que recentemente, a professora trans Duda Salabert (PDT), foi alvo de transfobia durante a posse de seu cargo como vereadora de Belo Horizonte por parte do vereador Wesley Autoescola (PROS). Isso aconteceu quando Wesley parabenizou a professora Marli (PP), afirmando que ela foi a mulher mais votada para o cargo nas eleições da cidade, com 14.496 votos. Continue lendo nesse link. […]