Em sua terceira edição, prevista para 12 a 17 de maio em Florianópolis, Transforma Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina é o primeiro festival de cinema com enfoque em sexualidade e gênero do estado de Santa Catarina. Dividido em Mostra Competitiva (Mostra Panorama e Temáticas) e Mostra Itinerante, alguns dos filmes selecionados seguirão com exibição em Blumenau, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages.

As inscrições estão abertas até 05/04/2020. Poderão concorrer na Mostra Competitiva curtas-metragens nas categorias de ficção, documentário e experimental, cujas produções foram finalizadas a partir de 2017 e realizadas em todo o território brasileiro. Obviamente,  a temática explorada nas obras precisa necessariamente ser sobre diversidade sexual, de gênero ou cultura LGBTI+.

transforma santa catarina
Primeira edição do Transforma. Foto: reprodução/Facebook

INSCRIÇÃO ON-LINE

As inscrições para a IIIª Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina são GRATUITAS e devem ser feitas através do formulário Google, de 18 de março, a partir das 12h até 5 de abril, às 23h59.

Para se inscrever na seleção das Mostras do Festival, deverá se atender às seguintes exigências:

– Curta-metragem ser finalizado em formato digital e ter duração máxima de 25 (vinte e cinco) minutos;
– Possuir créditos completos na abertura ou fechamento do curta, incluindo também dados da trilha sonora original ou de cedência para uso;
– As/os realizadoras/es cujos filmes venham a ser selecionados para a IIIª Transforma autorizam a utilização de trechos e stills do filme selecionado para produção de peças publicitárias em imagem e/ou vídeo para divulgação do Festival, bem como a veiculação dessas peças publicitárias na TV, mídias impressas e/ou Internet;
– As/os realizadoras/es, cujos filmes venham a ser selecionados para a IIIª Transforma, autorizam que os filmes integrem o acervo do Festival, podendo ser selecionados por meio de curadoria para mostras de divulgação do Festival em todo o território brasileiro, mediante comunicação prévia e autorização das/os realizadoras/es;
– Autorizar a participação da obra nas sessões da Mostra Transforma Itinerante;
– As inscrições devem ser formalizadas por seus produtores e/ou representantes legais e que devem ter 18 (dezoito) anos ou mais;
– Não serão aceitos filmes com conteúdo ilegal, ofensivo, que propague discriminação, violência ou que viole qualquer lei nacional ou internacional.

Para dúvidas e casos específicos, contatar a Comissão Organizadora do Festival através do e-mail contato@festivaltransforma.com.br ou telefone (48) 99862-3668.

PREMIAÇÃO DO FESTIVAL

São critérios para a premiação na III Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina a originalidade estética, o uso da linguagem cinematográfica e o pioneirismo na abordagem da temática de sexualidade e gênero.

A Comissão Organizadora do Festival indicará 3 (três) nomes para compor o Júri Oficial, que será composto por LGBTI+ profissionais da arte, do cinema e do audiovisual, que serão responsáveis pela análise técnica, estética e temática dos filmes que comporão a Mostra Competitiva, bem como a indicação dos filmes premiados. Também será concedido o prêmio de Melhor Filme – Júri Popular ao curta-metragem que receber o maior número de votos pelo público presente nas sessões da Mostra Competitiva.

Mais infos: http://www.festivaltransforma.com.br/

Google Notícias

1 COMENTÁRIO