GAY BLOG BR by SCRUFF

O ator Ian McKellen (82), mais conhecido por ter sido Gandalf nos filmes de “O Senhor dos Anéis” e o vilão Magneto em X-Men, concedeu uma entrevista ao programa Front Row, da Rádio BBC 4, dizendo que ter sido pioneiro em expor sua homossexualidade no ano de 1988 trouxe pelo menos um prejuízo à sua carreira.

Sem entrar em muitos detalhes, McKellen disse que perdeu um papel oferecido pelo diretor Harold Pinter, sendo que ele foi “convidado a deixar o escritório”. “E Harold Pinter – uma indicação de quão intensa a homofobia pode ser -, o grande lutador dos direitos humanos, aceitou essa decisão”, contou.

O pedido de desculpas só veio em 2018. “Esta o incomodando. Não direi o que foi, quando, ou que ator desempenhou meu papel, e não atribuo a culpa a ninguém”, completou. Vários filmes de Pinter da época se encaixam na descrição, incluindo “A decadência de uma espécie” e “O Processo”.

Ian McKellen conta que perdeu um papel no cinema após relevar ser gay
Reprodução

Apesar da perda de alguns papéis, ele também afirma que a carreira nos cinemas realmente “decolou” após ele expor que é gay publicamente, o que aumentou sua visibilidade e também melhorou sua interpretação.

“É de se admirar que minha atuação tenha melhorado? Melhorou, quase da noite para o dia. Agora minha atuação não é sobre disfarce, mas sobre revelação”, disse na época.

McKellen é co-fundador do grupo de Stonewall, que faz campanhas pelos direitos dos homossexuais. Quando lançava O Código Da Vinci no Festival de Cannes, fez piadas quando perguntado sobre a polêmica do filme com a Igreja Católica: “Sei que a Igreja tem problema com os gays. Essa é uma boa notícia para eles: Jesus não era gay!” 

Vale dizer que em dezembro de 2020 ele se vacinou contra o coronavírus no Queen Mary´s University Hospital, em Londres, utilizando um cachecol com as cores do arco-íris em alusão a comunidade LGBTQIA+. Por fim, ele afirmou em uma entrevista de 2015 que ele deveria ter saído do armário antes.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF possui mais de 15 milhões de usuários no mundo todo. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. Baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"