GAY BLOG BR by SCRUFF

O capitão da Polícia Militar Felipe dos Santos Joseph, que foi notícia na semana passada após ser preso ilegalmente dentro do comando geral da PM após denunciar homofobia na corporação, se manifestou pela primeira vez sobre o assunto por meio de uma nota assinada por seus advogados de defesa. No texto, o policial diz que é “orgulhosamente gay”, que sofre preconceito dentro da corporação e quer uma retratação. As informações são do Campo Grande News.

O juiz Albino Coimbra Neto entendeu que não houve desobediência de Felipe dos Santos Joseph e que não havia razões para que ele se mantivesse preso. “Deve obediência o policial militar a assuntos de seu ofício militar, unicamente. Por isso, preenchidos os requisitos legais, deixo de homologar o auto de prisão em flagrante delito e determino o relaxamento da prisão”, disse.

Juiz considera indevida a prisão de policial gay que denunciou homofobia na corporação
Reprodução

As investigações mostram que um áudio se referindo a homossexuais de modo pejorativo foi compartilhado em grupo da Polícia Militar do Rio Grande do Sul, e com isso o capitão Joseph levou o caso ao Ministério Público. O teor da postagem não foi divulgado.

A defesa do policial gay alega que o cliente já ouviu todo tipo de “piada” sobre sua orientação sexual, incluindo “corte de cabelo, sugestões de que era propício a determinadas práticas sexuais, ou que era portador de AIDS (sic), dentre outras inverdades e ataques”.

Joseph acredita que o episódio servirá para o “amadurecimento da noção de uma polícia garantidora de direitos e cumpridora da lei, isenta de quaisquer convicções não-laicas”.

“O capitão Joseph segue profundamente magoado e abalado com o desfecho dos fatos, mas enxerga que esse episódio pode contribuir para o debate sobre o tipo de instituição policial que se deseja, e se coloca à disposição para participar ativamente de todos esses debates e, como sempre fez, buscará a construção de uma polícia sempre melhor”, afirmam os advogados Anderson Yukio Yamada e Saviani Guarnieri Martins Santana na nota.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"

1 COMENTÁRIO