O padre Fábio de Melo defendeu em uma live no Instagram, nesta quinta-feira (29), a união civil homoafetiva como um direito, e não como uma questão religiosa. Ele repercutiu o que disse o papa Francisco, na semana passada. O religioso disse, porém, que isso não quer dizer que padres celebrarão casamentos entre pessoas do mesmo sexo.
”Em 2013, eu dei uma entrevista e fui execrado pela ala mais conservadora da Igreja Católica. A união entre duas pessoas do mesmo sexo não é uma questão religiosa, é uma questão civil. É um direito. Sempre considerei uma injustiça e não cabe a mim julgar, não cabe a mim impor regras religiosas ao outro. A questão é do Estado”, disse o padre, segundo transcrição da revista Marie Claire.
O religioso ressaltou, porém, que não há intenção da Igreja em celebrar casamentos entre fieis homossexuais. “Não é que agora os padres terão que celebrar casamentos de pessoas do mesmo sexo dentro da igreja, o contexto que ele [o papa] fala é uma instância jurídica civil. A gente sabe do grande desastre que é quando misturamos a religião e o Estado, de quanto pode ser prejudicial. Nós não temos o direito de impor aos outros aquilo que é uma regra religiosa nossa”.
Fábio de Melo contou ainda que há três anos e meio teve uma crise muito grave e até pensou em suicídio. “Eu não desejo a ninguém passar o que passei. Pensei em me matar várias vezes. Eu tive dois momentos que pensei em suicídio. Nesta época e quando tinha 18 anos. Fazia noviciado, em Jaguará do Sul, Santa Catarina. Durante um ano e meio, eu tive pensamentos obsessivos para morrer”, disse.
Segundo o padre, ele foi curado pela medicina. “Quem me curou primeira foi a medicação. Os medicamentos foram necessários e quando a medicação me curou, eu fui mudando as minhas posições, a minha rotina. Fui buscar o querer ficar em mim”, contou.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.