GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: English Español

Na manhã deste domingo, dia 14 de março de 2021, foi inaugurada uma placa em homenagem à Marielle Franco na frente da Câmara Municipal localizada na Cinelândia, Centro do Rio, exatamente três anos após seu assassinato. As informações são G1.

A placa é idêntica à utilizada na identificação de vias e praças da capital fluminense, e nela há os seguintes dizeres: “Mulher negra, favelada, LGBT e defensora dos direitos humanos. Brutalmente assassinada em 14 de março de 2018 por lutar por uma sociedade mais justa”.

Na cerimônia, o prefeito Eduardo Paes e o deputado federal Marcelo Freixo participaram do evento.

Placa em homenagem a Marielle Franco é inaugurada no Centro do Rio
Reprodução / G1

Relembre o caso

Marielle Franco e o motorista Anderson Mathias Gomes foram assassinados a tiros pouco tempo depois de um evento que ambos participaram na Lapa, em 2018. No ano seguinte, dois homens foram presos: o sargento reformado da Polícia Militar, Ronnie Lessa, e o ex-PM Élcio de Queiróz.

A investigação mostra que Ronnie Lessa fez os disparos e Élcio de Queiroz dirigia o veículo usado no crime. Ambos são réus e vão a júri popular, mas o julgamento ainda não tem data marcada.

Segundo a Human Rights Watch, o assassinato de Franco está relacionado à “impunidade existente no Rio de Janeiro” e ao “sistema de segurança falido” do estado.

O corpo foi enterrado no dia 15 de março, no Cemitério São Francisco Xavier, no Rio de Janeiro. O assassinato motivou reações nacionais e internacionais.

Em homenagem ao seu legado, em julho de 2018, a Assembleia Legislativa do Estados do Rio de Janeiro aprovou a Lei 8054/2018 que consolida o dia 14 de março com o “Dia Marielle Franco – Dia de Luta contra o genocídio da Mulher Negra”.

Em março de 2019, ela foi agraciada pelo Congresso Nacional do Brasil com o Diploma Bertha Lutz, concedidos a mulheres que tenham oferecido relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões de gênero no Brasil.

Vale lembrar que recentemente, a viúva de Marielle Franco, Monica Benício, apresentou um PL para que haja o Dia da Visibilidade Lésbica no Calendário Oficial da Cidade do Rio de Janeiro.

This article is also available in: English Español

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"