GAY BLOG BR by SCRUFF

Porto Alegre vai ter a primeira delegacia especializada em crimes relacionados a racismo e a contra os LGBTQIA+. Chamada de Delegacia da Intolerância, ela será aberta no próximo dia 10 de dezembro. A informação veio da delegada Nadine Anflor, chefe da polícia do Rio Grande do Sul (via GZH).

“Por um problema de reforma, [a inauguração] atrasou, mas a delegacia está pronta aqui em Porto Alegre. Agora a data está marcada para o dia 10 de dezembro,  no Dia dos Direitos Humanos (…) Essa delegacia foi construída ao longo dos meses mesmo durante a pandemia, porque já era uma meta nossa ter um espaço de acolhimento e principalmente uma investigação com olhar diferenciado” – explica.

Porto Alegre terá delegacia especializada em crimes de intolerância
Reprodução

Como o nome sugere, a delegacia será responsável para investigação de qualquer crime de intolerância. Essa é a primeira delegacia de intolerância no Rio Grande do Sul, mas a capacitação para atender crimes do gênero já está sendo colocada em prática em outras unidades.

“Há muito tempo exigiam e cobravam muito da nossa instituição neste sentido. Os crimes acontecem e muitas vezes não conseguimos ter sequer estatísticas criminais com relação a eles. (…) A gente vai conseguir pelo menos conversar um pouco mais sobre esses crimes e explicar para as pessoas que muitos atos que elas fazem no dia a dia são atos de intolerância” — explica Nadine.

O anúncio foi feito após a morte de João Alberto Silveira Freitas (40), um homem negro que morreu após ter sido espancado em um supermercado Carrefour no bairro Passo D´Areia, na região norte de Porto Alegre. Nadine também comentou o assunto, lamentando o ocorrido e explicando que o episódio ensina uma lição.

“É uma vítima que se perde, mas precisamos aprender para que nunca mais aconteça. As polícias estão agindo e estão agindo rapidamente”.

O imóvel onde ficará a delegacia será no bairro Santana, cerca de 300 metros do Palácio da Polícia.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".

1 COMENTÁRIO