GAY BLOG BR by SCRUFF

Unir esforços para a elaboração de estratégias e a disseminação de boas práticas que permitam a promoção e a defesa dos direitos de todos, sem discriminação de gênero ou orientação sexual. Este é o compromisso firmado por um conjunto de 16 instituições de direitos humanos que integram a Federação Ibero-Americana de Ombudsman (FIO) – entre elas, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal (MPF) – e lançado neste 17 de maio, data que marca o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia.

Em declaração, o colegiado ibero-americano aponta necessidade de enfrentar a violência e a discriminação por orientação sexual procuradoria
Em declaração, o colegiado ibero-americano aponta necessidade de enfrentar a violência e a discriminação por orientação sexual

Na declaração, as Defensorias del Pueblo, Procuradorias, Provedorias de Justiça e Comissões de Direitos Humanos que integram a FIO destacam a necessidade de evidenciar e combater a discriminação estrutural contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros nos países da Ibero-América, fortalecendo o compromisso de promover e garantir o cumprimento dos tratados internacionais e das legislações nacionais na área.

As instituições reafirmam que a violência e as diversas formas de discriminação contra a população LGBTI exigem a adoção de medidas para a urgente construção de sociedades mais justas e inclusivas visando, particularmente, o combate à desinformação e aos discursos de ódio. Além da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, o texto é assinado por instituições de direitos humanos de países como Argentina, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Porto Rico e Uruguai.

A Federação Ibero-Americana de Ombudsman reúne defensores del pueblo, procuradores, provedores de Justiça e presidentes de Comissões Públicas de Direitos de mais de 20 países com o objetivo de ser um foro de discussão para a cooperação, o intercâmbio de experiências e a promoção, difusão e fortalecimento da cultura de direitos humanos. Saiba mais: www.portalfio.org.

Livres & Iguais – O Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia também foi celebrado em ato realizado nesta quinta-feira na Casa das Nações Unidas (ONU) em Brasília e que contou com a participação da procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat. O evento integra as mobilizações no âmbito da campanha “Livres & Iguais: Nações Unidas pela Igualdade LGBTI”.

Na ocasião, a PFDC destacou que o direito ao respeito e à igualdade são os princípios sobre os quais se fundam a própria Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa 70 anos. “São esses os pilares que estruturam essa carta de princípios: reconhecer em todo e qualquer ser humano um valor em si próprio e, portanto, livre para condução de seus projetos de vida”. Deborah Duprat ressaltou o compromisso da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão na promoção da igualdade de direitos, destacando a importância da escola como um ambiente de acolhimento e permanência de todos e todas.

Cartilha – Como parte dos mecanismos para o fim da violência e da discriminação contra a população LGBTI, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão – em conjunto com o Ministério Público do Estado do Ceará – produziram a cartilha “Ministério Público e a Igualdade de Direitos de LGBTI”. A publicação reúne conceitos e legislação acerca dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros e busca contribuir para a efetivação de suas garantias legais, o fim do preconceito e da violência contra essa população. Além de trazer informações sobre como agir no caso de violações a esses direitos, a cartilha também esclarece conceitos relacionados a orientação sexual, identidade de gênero e expressão de gênero, e elenca direitos já assegurados a essa população – como o casamento e união estável, a adoção, o acesso e permanência na escola e o uso do nome social. Acesse aqui a versão online.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

1 COMENTÁRIO