This article is also available in: Español

GAY BLOG BR by SCRUFF

Os norte-americanos elegeram mais duas candidatas transexuais democratas no pleito que terminou nesta terça-feira (3). Sarah McBride, 30, se tornou a primeira senadora trans do estado de Delaware – e do país, obtendo 86% dos votos no primeiro distrito estadual para o Senado.

“Nós conseguimos. Vencemos as eleições gerais. Obrigada, obrigada, obrigada”, tuitou McBride na noite de ontem, informa a AFP. “Eu espero que o dia de hoje mostre a um garoto LGBTQ que nossa democracia é grande o bastante para ele também”, complementou.

Ao norte, em Vermont, Taylor Small, 26, se tornou a primeira representante (deputada) transgênero, obtendo 43% dos 41% dos votos em seus dois distritos.

“Quinta legisladora trans do país!”, tuitou Taylor.

Sarah McBride, primeira senadora trans dos EUA/ AFP

A vitória das duas ocorre alguns anos depois de a democrata Danica Roem se tornar a primeira legisladora abertamente trans nos Estados Unidos. Roem foi eleita para a assembleia do estado da Virgínia em 2017.

O Victory Fund, um comitê de ação política concentrado em aumentar o número de autoridades LGBTQ eleitas nos Estados Unidos, parabenizou Small no Twitter, escrevendo: “Fez História!”

O grupo também parabenizou McBride: em um comunicado publicado na internet, a diretora do fundo, Annise Parker, disse que a vitória de McBride é “um lembrete poderoso de que os eleitores estão cada vez mais rejeitando a política de preconceito a favor de candidatos que defendem a igualdade”, relatou a AFP.

Taylor Small, deputada eleita por Vermont/ Boston Spirit Magazine

Nos EUA, segundo a Folha de S. Paulo, as casas legislativas estaduais também têm duas câmaras. Assim, há no país um senado em cada estado, além de uma casa menor, diferentemente do Brasil onde existem apenas as assembleias legislativas.

McBride escreveu ainda em uma rede social: “Espero que esta noite mostre para uma criança LGBT que nossa democracia é grande o suficiente para ela também.”

No Brasil, cerca de 270 pessoas transexuais devem concorrer às eleições deste ano, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais.

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.