GAY BLOG BR by SCRUFF

Na última segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Dourados, no Mato Grosso do Sul, aprovou por maioria de votos, a instituição do Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+. De autoria do vereador Rogério Yuri (PSDB),  Projeto de Lei nº 128/2022 determina que a data seja celebrada anualmente em 28 de junho, quando ocorrem as comemorações mundiais.

Vereador Rogério Yuri (PSDB) (Foto: Valdenir Rodrigues)

O PL foi aprovado em segunda com 10 votos favoráveis, sete contrários e uma abstenção. “A criação deste dia tem como objetivo estimular a discussão e o aprofundamento de temas ligados ao combate à intolerância, ao preconceito e os crimes de ódio motivados por LGBTfobia em Dourados”, disse o Rogério Yuri, autor do projeto.

Essa lei já existe no cenário mundial, nacional e estadual e o nosso município não tem um dia para que o Executivo tenha a responsabilidade de fazer ações, palestras ou oficinas de combate ao preconceito”, acrescentou o vereador. Agora a proposta segue para sanção ou veto do Poder Executivo, pelo prefeito Alan Guedes (PP).

Espero que com esta Lei possamos abrir o diálogo com a população. Ainda existe na sociedade muito preconceito e precisamos acabar com isso. Não podemos nos ausentar deste debate. Precisamos ter respeito com todos, respeitar todas as crenças, todas as cores, todos os estilos de vida”, reforçou Rogério Yuri.

O principal objetivo do PL é conscientizar a população sobre a importância do combate à LGBTfobia para a construção de uma sociedade igualitária e livre de preconceitos. Em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) criminalizou qualquer conduta discriminatória contra LGBTQIA+ e reconheceu a prática como crime de racismo (Lei nº 7.716/89).

Câmara Municipal de Dourados (Foto: Valdenir Rodrigues)



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)