GAY BLOG BR by SCRUFF

No último dia 04 de agosto, a Justiça do Rio condenou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) a pagar R$ 20 mil cada por danos morais contra Jean Wyllys. Em 2018, os irmãos compartilharam o vídeo que ligava o ex-deputado Wyllys a Adélio Bispo, autor da facada em Jair Bolsonaro, em 2018.

As publicações objetos da lide alcançaram diversas pessoas, sendo inequívoco o dano à imagem e à honra do Autor“, diz o juiz Juarez Fernandes Cardoso, do 5º Juizado Especial Cível. De acordo com o portal g1, o juiz estipula ainda multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da decisão.

Jean Wyllys  (Foto: Zanone Fraissat)

Também foi determinado que os réus publiquem “a presente decisão nas mesmas redes sociais utilizadas para realizar a publicação ora justada” e que as publicações anteriores sejam excluídas dos perfis sociais de Eduardo e Carlos Bolsonaro. “As declarações dos Réus veiculadas em suas redes sociais, que certamente são capazes de atingir um número incalculável de pessoas, exorbitaram o limite de mera opinião pessoal, sendo capazes de ferir a honra, e, até mesmo, colocar em risco a segurança do Autor.”

O magistrado cita ainda que, mesmo sem indícios de provas contra Jean Wyllys, os irmãos réus acabaram incitando outras pessoas a compartilharem o conteúdo. “É possível verificar que foram divulgadas informações, tentando vincular à imagem do Autor à prática de crime de tentativa de homicídio contra o atual Presidente da República, e, ainda que, sem lastro probatório ou indícios suficientes de autoria, vem também a incitar outras pessoas a compartilharem tais informações, difundindo o ódio em relação ao Autor”, pontuou Cardoso.

No último mês de julho, o blogueiro Oswaldo Eustáquio e o militante bolsonarista Luciano Carvalho de Sá, o Luciano Mergulhador, também foram condenados a indenizar Wyllys por associarem o ex-deputado a Adélio Lopes.s




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)