This article is also available in: Español

GAY BLOG BR by SCRUFF

Representatividade na política importa – e muito. Enquanto o Brasil tem um número vergonhoso de parlamentares abertamente LGBTQI+ no legislativo federal, de pelo menos três, a Nova Zelândia elegeu 11 representantes homossexuais.

É o parlamento mais gay do mundo, segundo o site americano Advocate. No país da Oceania, cuja população é menor que a da cidade do Rio, homossexuais ocupam 9% dos 120 assentos do parlamento. Dos 11 políticos, sete são do Partido Trabalhista (Labour Party), que reelegeu a primeira-ministra Jacinda Ardern.

Parlamento da Nova Zelândia elegeu 11 políticos gays/ Reprodução Twitter

“Os números importam”, disse Louisa Wall, uma deputada trabalhista, ao The Australian, segundo o Advocate. “Temos uma massa crítica com alta visibilidade e somos vistos como válidos. Se acabarmos sendo o Parlamento mais representante LGBT do mundo, isso seria simplesmente ótimo”.

BRASIL ATRÁS

O Congresso brasileiro conta com pelo menos três gays entre os 594 congressistas. O senador Fabiano Contarato (Rede/ES) foi eleito com mais de um milhão de votos. Os deputados federais Marcelo Calero (Cidadania/RJ) e David Miranda (PSOL/RJ) completam o trio.

Para comparação, no Reino Unido, gays ocupam 45 das 650 cadeiras do parlamento (7%). Em Israel, eles são 5% na assembleia, ocupando seis das 120 vagas, de acordo com a agência de notícias AFP.

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.