GAY BLOG BR by SCRUFF

Neste domingo, 29 de agosto, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordernadoria de IST/Aids, estará, das 10h às 14h, atendendo a população que queira iniciar a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV através do projeto “PrEP na Rua”, localizado no Elevado Presidente João Goulart, mais conhecido como Minhocão.

A PrEP consiste no uso constante de medicamentos antirretrovirais (na forma de um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida. Para dar início ao uso da PrEP, o cidadão passará por uma consulta com profissionais de saúde presentes na ação. Além da PrEP, a população poderá realizar testes rápidos para HIV e retirar camisinhas, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV.

“O Projeto PrEP na Rua tem conseguido ampliar o acesso de mais essa forma de prevenção, seja no centro da cidade como nas duas ações que fizemos nas zonas sul e leste da cidade”, explica Cristina Abbate, coordenadoria da Coordenadoria de IST/Aids.

São Paulo volta a oferecer PrEP para cidadãos que estiverem no Minhocão neste domingo
Reprodução

Segundo dados da SMS, até o dia 6 de agosto, 13.304 pessoas já iniciaram a PrEP nas unidades municipais de saúde da cidade de São Paulo. Esse número é praticamente um terço de todos os registros de PrEPs iniciadas no Brasil. “O número significativo de pessoas em PrEP na cidade de São Paulo é um dos fatores que contribuíram para a redução do número de novas infecções por HIV na capital nos últimos três anos”, explica Cristina.

A pessoa interessada em receber a PrEP será acolhida por um profissional de saúde, para avaliação da sua elegibilidade para a profilaxia. Será feito um teste rápido para HIV e outro teste de medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais). Se não houver impedimentos, a pessoa já sai com o medicamento. Após 25 dias, ela deve se dirigir a uma unidade da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids de sua escolha para dar continuidade ao método de prevenção.

A PrEP está disponível no SUS desde janeiro de 2018. Tem como público prioritário pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV, o que inclui alguns segmentos sociais, como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes, quando um tem HIV e o outro não.

O resultado do teste rápido, tanto para pessoas que buscam a PrEP como para quem apenas desejar realizar o teste para HIV, é dado por um profissional da saúde em local isolado. Em caso de teste reagente, é realizado um segundo exame. Se confirmado o resultado, a pessoa é orientada a buscar uma unidade de saúde especializada em IST/Aids.

A equipe que realiza ação extramuros faz o acompanhamento até que a pessoa seja acolhida na unidade mais conveniente para o início do tratamento. Em caso de alteração na taxa de creatinina, a pessoa será encaminhada para uma Unidade Básica de Saúde.

Serviço PrEP na Rua:

  • O quê: Oferecimento do início da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para HIV, Teste Rápido para HIV, distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas e gel lubrificante
  • Onde: Elevado Presidente João Goulart, Minhocão. Próximo à estação Marechal Deodoro do Metrô
  • Data: Domingo, 29 de agosto
  • Horário: Das 10h às 14h

Join our community of 15+ million guys

Find guys looking for the same thing with SCRUFF Match. Volunteer to be a SCRUFF Venture Ambassador to help out guys visiting your home city. Search an up-to-date agenda of the top parties, prides, festivals and events. Upgrade your game with SCRUFF Pro and unlock 30+ advanced features. Download SCRUFF here.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"