O juíz Alexandre Machado, do Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher de Arapiraca (Alagoas), usou a força da Lei Maria da Penha a favor de uma mulher transexual que foi ofendida e agredida por outras duas mulheres.

GAY BLOG BR by SCRUFF

“É importante que nós, cidadãos, não apenas defendamos nossos direitos individuais, mas que assumamos a defesa de todos os direitos dos demais indivíduos componentes da comunidade” – disse.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

“O alcance da lei às mulheres transgênero e transexuais deve ser definido com base na leitura moralizante da Constituição, aferindo valores e princípios a emprestar maior luz. A autora fez sua opção e cabe à sociedade respeitar”. 

O juiz também determinou que as duas mulheres cis ficassem a uma distância mínima de 20 metros por seis meses.

Quanto ao caso em si, a mulher transexual foi agredida em sua própria casa por duas mulheres cis que são mãe e filha. Segundo a vítima, a agressão ocorreu porque as duas não aceitavam que ela era uma mulher transexual, ofendendo-a com palavras de baixo calão e se enquadrando no típico caso de transfobia.

“As requeridas teriam a agredido e proferido xingamentos contra ela, em razão de sua identidade de gênero. As agressões e xingamentos são graves, pois não seriam decorrentes do que a requerente fez ou faz – característica definidora da moderna natureza humana – mas por quem ela é, pelo exercício do direito de liberdade de escolher e mudar”. 

A LEI MARIA DA PENHA

Maria da Penha ficou tetraplégica após seu ex-marido tentar assassiná-la (Foto: Reprodução)
Maria da Penha ficou paraplégica após seu ex-marido tentar assassiná-la (Foto: Reprodução)

A Lei Maria da Penha estipula punições para coibir atos de violência doméstica contra a mulher. Foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Lula no dia 7 de agosto de 2006, entrando em vigor no dia 22 do mês seguinte.

Segundo dados levantados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2015 houve uma redução de 10% na taxa de homicídios contra mulheres praticados dentro das residências das vítimas.

Já a lei é uma homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, ex-esposa de Marco Antônio Heredia Viveros, que tentou assassiná-la duas vezes por ciúmes. Na primeira tentativa, com uma arma de fogo, ela acabou ficando paraplégica.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".